Os esportes diferentes de Florianópolis

Texto e Arte: Marília Quezado (mariliaquezado@gmail.com)
Fotos: Desterro Hóquei Clube

Futebol, natação e vôlei. Para muitos estes são os esportes do Brasil, os mais praticados e os com mais títulos conquistados. Apesar de verdade, outro grupo está crescendo e conseguindo cada vez mais praticantes, mais espaço e mais oportunidades em competições nacionais e internacionais. Este é, por exemplo, o caso do Hóquei, que pode não ter nascido em Florianópolis, mas certamente cresceu por aqui. Tudo começou no começo dos anos 2000, quando um treinador carioca veio para a capital catarinense com a intenção de criar mais uma federação estadual.

Oficialmente, o esporte já havia chegado ao país no final do século XIX, trazido por imigrantes ingleses e alemães que praticavam o esporte. Os times surgiam e acabavam ao longo dos anos, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2004, quando já existiam alguns times regulares nestas cidades, tornou-se necessário que fossem criados outros fora destes Estados, para que pudesse ser fundada a Confederação Brasileira de Hóquei sobre Grama e Indoor.. Foi aí, então, que o Carioca mudou-se e fundou os times Desterro Hóquei Clube e Florianópolis Hóquei Clube.

“No início eram poucos os praticantes da cidade. Os jogadores, na verdade, jogavam em ambos os times”, conta Thiago Pacheco, atual presidente do Desterro. “O recrutamento era feito nas escolas da cidade. O objetivo era construir uma base forte de atletas para a seleção brasileira.” No segundo semestre de 2006, o jovem Thiago, estudante de Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina, teve o primeiro contato com o hóquei. “Um dos meus professores, Jolmerson, era preparador físico da Seleção Brasileira, que treinava aqui na cidade. Foi assim que eu comecei a praticar, junto com alguns colegas”.

Um dos principais problemas para a prática do esporte na época, e que permanece até hoje, é a falta de um espaço apropriado para jogar. Oficialmente, o Hóquei sobre grama deve ser praticado em um campo de grama sintética de 91,4 metros de comprimento e 55 metros de largura. Esses são as medidas aproximadas de um campo de futebol. O gramado sintético deve ser baixo, como um tapete, e molhado antes do jogo. “Na época, tínhamos um campo mais ou menos apropriado no Sesc Cacupé. Porém, quando a administração mudou, eles alteraram o campo e impediram que pudéssemos treinar lá. Então, até hoje, treinamos em gramado sintético com borracha ou em quadra de futsal, na modalidade chamada indoor”.

Apesar dos problemas para a prática, o Hóquei tem crescido bastante no País. Em 2007 foi construído o primeiro campo oficial de Hóquei sobre Grama no Rio de Janeiro, para a disputa do Pan-Americano. Em Santa Catarina, 2012 foi o ano que marcou a criação do Campeonato de Hóquei Indoor, que teve sua segunda edição no dia 24 de agosto deste ano. Outro evento importante é o Festival Catarinense de Hóquei, organizado desde 2009 e que reúne, anualmente, cerca de 100 crianças. “Podemos ver que o evento realmente está crescendo. No ano passado, por exemplo, foi o primeiro ano em que disputamos o pré-olímpico no Japão, como convidados”, conta Thiago.

O Rugby

Outro esporte que cresce rapidamente na cidade é o Rugby, um esporte também criado pelos ingleses e, por ser uma variação do futebol, por muito tempo foi chamado de futebol-rugby. Uma lenda conta que o esporte surgiu devido à uma jogada irregular de um jogador do colégio Rugby, chamado William Webb Ellis, que teria pegado a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823. Fato é que o esporte chegou ao Brasil na mesma época que o Hóquei e sua prática começou a ser popularizada a partir de 1925.

Em Florianópolis, o principal time é o Desterro Rugby Clube surgiu em 1994, como uma brincadeira de amigos. Com quase 20 anos de história, o time conta com cerca de 100 associados ativos, além de veteranos e amigos que não praticam mais o esporte mas ajudam de outras formas. Segundo o atual diretor de marketing do time, e jogador desde 2004, Mário Zerbetto, existe uma boa procura pelo esporte. O clube tem times masculino e feminino e é aberta a novos jogadores.

hoquei e rugby