Núcleo da UFSC disponibiliza clássicos da literatura para download

Texto e foto: Bruna Andrade (brunandrade92@gmail.com)

 

Quando a internet dava seus primeiros passos no Brasil, na Universidade Federal de Santa Catarina o Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística(Nupill) já trabalhava para disponibilizar gratuitamente livros online. O Núcleo, que existe desde 1995, lançou seu primeiro site para downloads de obras em 1998, o Literatura Digital Brasileira. De lá para cá, o Nupill desenvolveu outros projetos no âmbito estadual e nacional e ganhou reconhecimento pelo trabalho de digitalização de obras clássicas da literatura.

O Literatura Digital, site pioneiro, é atualizado constantemente com novos livros e revisões. Hoje são 814 obras literárias e 1.928 documentos de acervo com fotos, cartas e textos avulsos, tudo disponível para download gratuito. Os títulos digitalizados são de autores de domínio público. O objetivo  é prestar um serviço à comunidade, tornando acessível  clássicos da literatura no Brasil. O trabalho é feito em parceria com Núcleo de Literatura e Memória(nuLIME), que tem um papel importante na conservação de acervo, e Laboratório de Pesquisa em Sistemas Distribuídos(LAPESD), do curso de Ciências da Computação, ambos da UFSC.

Cláudia Grijó e Deise Freitas, pesquisadoras membros do Nupill
Cláudia Grijó e Deise Freitas, pesquisadoras membros do Nupill

Outro projeto é o Portal Catarina, site lançado em 2011 com acervo de títulos de escritores catarinenses. No total são 3049 obras, destas 99 livros e 2050 textos avulsos. O portal foi idealizado pelo professor e membro da Academia Catarinense de Letras Lauro Junkes, que faleceu em 2010, antes do site ir ao ar. O intuito era tornar acessível uma série de conteúdos e informação a fim de que se pudesse ter um panorama da vida cultural em Santa Catarina desde o século XIX.

Um dos trabalhos de maior destaque do Nupill foi o site de homenagem ao centenário de falecimento de Machado de Assis, lançado em 2008, que disponibilizou toda a obra do escritor gratuitamente. O Ministério da Educação(MEC) procurou o Núcleo para que fizesse o trabalho de digitalização para o site. Em parceria com a Universidade Estadual de Londrina(UEL) e Universidade Federal do Piauí(UFPI), em nove meses a equipe conseguiu preparar todas as obras publicadas de Machado para disponibilizar no portal. Entre os arquivos estão os romances (incluindo Casa Velha neste gênero), críticas de Machado nas revistas da época e contos que nunca chegaram a ser publicados. O projeto teve consultoria do professor João Hernesto Weber, especialista nas obras de Machado de Assis.

O Nupill conta com professores, pesquisadores e bolsistas para desenvolver seus projetos, totalizando uma equipe de 20 pessoas. A fase inicial dos trabalho é o levantamento de acervo, buscando as obras mais próximas das originais possíveis e checando com diferentes edições. Depois disso, o grupo se divide para fazer a leitura e digitalização dos livros com transferência de imagem para texto. Por último, é feita a revisão, em que cada texto é conferido por três pessoas diferentes antes de ser colocados nos sites.

O Núcleo ganhou dois editais do PRONEX, programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) que estimula a pesquisa e dá apoio a grupos de excelência. Além dos sites que estão no ar, o grupo trabalha nos projetos Personário, um dicionário de personagens icônicos da literatura, no Banco de Dados Borba de Morais, com informações sobre obras, e no DLNotes, uma ferramenta para anotações em documentos online que podem ser compartilhadas. O Núcleo também começou os trabalhos para disponibilizar todas as obras do autor português Eça de Queirós, ainda sem previsão para chegar na rede.

[widgetkit id=4672]

Um comentário em “Núcleo da UFSC disponibiliza clássicos da literatura para download

  • 12 de maio de 2014 em 0:26
    Permalink

    Só faltou mencionar que o criador e coordenador do Nupill é o professor (e escritor) Alckmar Luiz dos Santos, do Departamento de Língua e Literatura Vernácula (DLLV), da UFSC.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.