NED/ UFSC produz vídeo para o Dia da Pessoa com Deficiência

O vídeo “Não é porque eu tenho deficiência que…” realizado pelo Núcleo de Estudos sobre Deficiência da UFSC (NED) e publicado em 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, descaracteriza a visão de que pessoas com deficiência vivem um cotidiano de limitações. Nas imagens,  estudantes da UFSC, portadores de algum tipo de  deficiência, comentam suas atividades. Clique aqui e Veja o vídeo.

Imagem retirada do vídeo Não é porque tenho deficiência que..

O Vídeo foi produzido com a colaboração da Coordenadoria de Acessibilidade da UFSC e  Wharlley dos Santos,. intérprete de Libras. A inspiração para o vídeo foi o canal do Youtube “Põe na Roda”.

De acordo com dados do Núcleo de Acessibilidade da UFSC no primeiro semestre de 2013 foram enviados e-mails aos alunos da UFSC que declaravam possuir algum tipo de deficiência. Dos alunos contatados apenas 43 responderam, porém há confirmação de 114 alunos portadores de deficiência matriculados. O acompanhamento pedagógico e psicológico a esses estudantes é feito pelo Núcleo de Acessibilidade Educacional,  vinculado a Pró-Reitoria de Graduação desde 2013.

Confira o especial produzido sobre Autismo no Ensino Superior.