Minha UFSC: conheça o aplicativo criado por alunos de Sistemas da Informação

Texto: Fernanda Struecker (fe.struecker@gmail.com)

menu_funcionalidadeTodo estudante que já tentou acessar os dados da UFSC através de um smartphone sabe que não é uma tarefa fácil, isso porque as informações estão em diferentes locais e a estrutura dos sites dificulta a navegação. Somada ao uso cada vez maior desses celulares, essa questão inspirou o Trabalho de Conclusão de Curso de Marlon Mafra e Ygor Gasparin, alunos do curso de Sistemas da Informação. Eles desenvolveram o aplicativo “Minha UFSC”, uma ferramenta que centraliza os principais dados do estudante. Sete funcionalidades foram selecionadas para compor o menu: Perfil, Avisos, Histórico Escolar, Grade de Horários, Estatística I.A.A, Cardápio R.U. e Débitos da B.U.

A ideia do aplicativo foi permitir acesso ao Moodle, uma plataforma online de ensino utilizada na UFSC. Após algumas análises e protótipos, o trabalho foi interrompido por fatores burocráticos e os estudantes precisaram encontrar outro caminho para o projeto. A saída apareceu quando descobriram o portal Minha UFSC, uma página oficial da Universidade que ainda está em construção. Desenvolveram, então, um aplicativo com o mesmo propósito: reunir as principais informações do estudante em um lugar prático e de rápido acesso. Com a nova ideia e com a ajuda de Roque Bezerra, funcionário do SeTIC que resolveu as questões de burocracia, o projeto evoluiu. O desenvolvimento durou três semestres, acompanhando as disciplinas de TCC que o curso oferece, que são Introdução ao Projeto, Projeto I e Projeto II.

O aplicativo só existe para Android, mas o objetivo é evoluir e tornar acessível para as plataformas iOS e Windows Phone. Para isso, os estudantes precisam do aval da Universidade, que, por enquanto, não deu retorno ao pedido encaminhado pelos alunos. A ferramenta foi disponibilizada no dia 5 deste mês e 10 dias depois  já estava instalada em 522 aparelhos. O TCC será apresentado nesta terça-feira, 19 de novembro, às 14h, no auditório Teixerão, no CTC. Para baixar o aplicativo gratuitamente, basta acessar o link Minha UFSC.

One thought on “Minha UFSC: conheça o aplicativo criado por alunos de Sistemas da Informação

• Gostaria de saber porque o aplicativo ainda nao foi desenvolvido para smarphones que usam Windows? E se algum dia ser

Resposta