Livros de colorir para adultos agora são tendência

Texto: Anna Paula da Silva (annaennap@gmail.com) e Amanda Casemiro (a.casemirof@gmail.com)

Imagens: Alessandra Garattoni

Arte: Amanda Casemiro

Está estressado? Já pensou em dar uma pausa nas atividades do dia-a-dia, sair da frente do computador, desligar a internet, deixar de lado as afazeres domésticos, pegar o lápis, a canetinha, o giz de cera e começar a pintar? Não? Isso parece coisa de criança, não é? Pois saiba que esse tipo de atividade não é mais exclusividade dos pequenos.

Os livros de colorir para adultos possuem contornos e formas mais complexas e estão se tornando cada vez mais populares. Jardim Secreto, uma das publicações mais famosas do gênero, mostra que pintar é algo a ser encarado como uma terapia. O livro, que traz ilustrações inspiradas na fauna e na flora da Escócia, é obra da ilustradora britânica Johanna Basford. Em cada página há um conjunto de folhas e flores cuidadosamente desenhadas onde se escondem pequenas criaturas a serem encontradas, formando uma espécie de caça ao tesouro.

Atualmente, este tipo de material deixou de ser procurado só por artistas ou amantes da arte. Pessoas que buscam fugir da vida agitada passaram a se tornar um público cativo, já que a atividade proporciona relaxamento e bem-estar. No campo da psicologia, as artes aparecem como forma terapêutica na Gestalt-Terapia (ou terapia Gestalt). Ao trabalhar a percepção auditiva e visual, desenvolvendo a concentração e a capacitação, a pessoa é capaz de restaurar o contato consigo mesma, com os outros e com o mundo.

De acordo com a psicóloga Leila Dossena, qualquer hobbie é capaz de apresentar benefícios significativos. Ainda mais no campo das artes. “Qualquer atividade que envolva artesanato ou pintura é capaz de relaxar”, explica. O limite, no entanto, é delimitado pela própria pessoa. “Tudo que for demais acaba se tornando vício”, alerta a psicóloga.

Achou interessante? Quer começar a pintar? Então aí vão algumas dicas para tornar este momento mais agradável:

  • Escolha bem o material que vai utilizar. Qualidade faz toda diferença.
  • Busque um ambiente tranquilo com um belo visual. Uma boa música pode ajudar!
  • Não se preocupe em demasia com a estética, seja espontâneo.
  • Observe as sensações que a atividade lhe proporciona, como o prazer e bem-estar.
  • Dê asas à imaginação e crie seus próprios desenhos.

 

Livro de Pintura para Adultos

 

Um comentário em “Livros de colorir para adultos agora são tendência

  • 15 de abril de 2015 em 13:32
    Permalink

    Acho muito bacana mesmo estes livros pra desestressar e pra amenizar um pouco a pressão do dia a dia, além de dar aquele sopro de ideias frescas na cabeça nas horas de travamento ou briefing fraco. Esses dias atrás tive a grata surpresa de conhecer um livro pra colorir Brazuca. O nome dele é Zumbi pra Colorir do Ilustrador Tiago Holsi: http://www.tiagoholsi.com.br são desenhos bem divertidos e “terapêuticos”para aqueles momentos tensos do dia a dia. Vale a pena conferir.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.