Reportagens

Grupos acompanham votação da PEC 241/55 em Brasília

TEXTO: Malena Wilbert

IMAGENS: Daiane Nora

Nesta terça feira (29) o senado vota o primeiro turno da PEC 241/55 . A Proposta foi enviada por  Michel Temer ao Congresso Nacional no primeiro semestre e aprovada na Câmara do deputados  mas, precisa de mais dois turnos no senado para ser promulgada.

whatsapp-image-2016-11-29-at-17-31-42
Grupos contrários aos cortes estão em Brasilia acompanhando a votação.

A PEC 241/55 propõe um teto limite para os gastos públicos nos próximos 20 anos, o que na prática significa cortes nas verbas para saúde e educação, além de alterar o mecanismo de ajuste do salário mínimo, que não terá mais um aumento real, passando a ser reajustado apenas pela inflação. O  Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada),  afirma que  somente o Sistema Único de Saúde (SUS)  pode perder até R$ 743 milhões, caso o país mantenha uma taxa de crescimento de 3% ao ano.

Estudantes, famílias e demais grupos contrários a medida de austeridade estão hoje em Brasília para acompanhar a votação em frente ao Congresso Nacional. A Repórter do Cotidiano Daiane Nora está lá e registrou o momento em que eles se organizavam.

[youtube]https://youtu.be/7_ug7MOgjaM[/youtube]