Google declara fim da rede social Orkut

info-do-orkut-ok

Texto: Malena Wilbert

Daniel da Silva Santos

Na última segunda feira, 30 de julho, o diretor  de engenharia  do Google anunciou  no blog oficial da empresa o fim da rede social Orkut. A data prevista para o fechamento do site  é  o dia 30 de setembro de 2016. Até lá, usuários poderão exportar dados do perfil, comunidades e fotos com o uso da ferramenta Google Takeout. Depois dessa data as publicações ainda estarão disponíveis, mas os usuários não poderão criar novos tópicos nas comunidades ou comentar.

Golgher  declarou que o motivo da decisão foi o  crescimento de  outros serviços da empresa como o  Youtube, o Bloogler e o Google Plus. “O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas e outras plataformas sociais ainda mais incríveis”.

Com essa notícia, a rede – que até então parecia esquecida – foi relembrada pelos internautas. No Twitter,  hashtag  #melhorescomunidades invadiu a rede, trazendo as comunidades favoritas dos antigos usuários. No Facebook, os usuários criaram evento chamado “vamos voltar para o Orkut”, que contava com 5 mil convidados até terça-feira (8).

O Orkut foi criando em em janeiro de 2004 pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten, que já era funcionário do Google. Por sete anos foi a rede social mais usada no Brasil, porém  com a ascendência do Facebook, acabou caindo em desuso.

Para matar a saudade da rede social, selecionamos algumas imagens de comunidades que marcaram o Orkut:

[widgetkit id=5606]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.