Google declara fim da rede social Orkut
Texto: Malena Wilbert
Daniel da Silva Santos
Na última segunda feira, 30 de julho, o diretor de engenharia do Google anunciou no blog oficial da empresa o fim da rede social Orkut. A data prevista para o fechamento do site é o dia 30 de setembro de 2016. Até lá, usuários poderão exportar dados do perfil, comunidades e fotos com o uso da ferramenta Google Takeout. Depois dessa data as publicações ainda estarão disponíveis, mas os usuários não poderão criar novos tópicos nas comunidades ou comentar.
Golgher declarou que o motivo da decisão foi o crescimento de outros serviços da empresa como o Youtube, o Bloogler e o Google Plus. “O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas e outras plataformas sociais ainda mais incríveis”.
Com essa notícia, a rede – que até então parecia esquecida – foi relembrada pelos internautas. No Twitter, hashtag #melhorescomunidades invadiu a rede, trazendo as comunidades favoritas dos antigos usuários. No Facebook, os usuários criaram evento chamado “vamos voltar para o Orkut”, que contava com 5 mil convidados até terça-feira (8).
O Orkut foi criando em em janeiro de 2004 pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten, que já era funcionário do Google. Por sete anos foi a rede social mais usada no Brasil, porém com a ascendência do Facebook, acabou caindo em desuso.
Para matar a saudade da rede social, selecionamos algumas imagens de comunidades que marcaram o Orkut:
[widgetkit id=5606]