Ghost Bikes
O movimento das ghost bikes (bicicletas fantasmas) surgiu nos Estados Unidos, em 2002, e já tem representações em 26 países. A ideia original era de uma intervenção artística urbana em que bicicletas abandonadas são pintadas de branco, mas com o tempo as ghost bikes passaram a ser fixadas em locais onde ciclistas perderam a vida no trânsito. O movimento chegou ao brasil em 2007 através de entidades paulistanas, no ano seguinte foi feita a primeira manifestação em Florianópolis.
A história das bicicletas fantasmas é contada em “Ghost bikes: uma experiência multimídia”, trabalho de conclusão do curso de jornalismo de Marina Empinotti. O trabalho foi apresentado no início de dezembro de 2012, no mesmo mês Florianópolis ganhou mais uma ghost bike: no bairro Cacupé, em homenagem ao ciclista Mário Augusto Fernandes que morreu atropelado na SC-401.
Realmente muito bom o trabalho, já tinha visto algumas bikes e não sabia o significado. Parabéns estou começando a andar de bicicleta tbm, mas andar nas ruas tenho receio.