Festival lambe lambe toma conta das ruas de Valparaíso

Texto e fotos:
Larissa Gaspar (larissa.gasparcp@gmail.com) – Chile

“De que você tem sede?”. Perguntou o senhor de cabelos grisalhos e olhos acolhedores. “Não me conte, apenas pense. Seu tempo começa agora”. Com essas palavras, ele se escondeu atrás de uma caixa posicionada para parecer um pequeno palco. Um espetáculo para apenas um espectador.

A mostra de teatro foi uma das 35 performances de seis países (México, Brasil, Paraguai, Peru, Argentina e Chile) presentes no 3º Festival Internacional de Lambe Lambe de Valparaíso, no Chile,  que terminou no último sábado (09).

Os camarotes Lambe Lambe são uma experiência íntima, já que em cada espetáculo individual o espectador se vê cara a cara com uma história que dura apenas três minutos. As apresentações aconteceram em praças e centros culturais da cidade.

Veja as fotos:
[widgetkit id=12255]

 

O que é

O Teatro Lambe-Lambe, também conhecido como Teatro de Miniaturas, é uma linguagem de formas animadas que ocupam um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa preta de dimensões reduzidas. O ator fica no lado oposto da caixa e encena o trabalho, manipulando a iluminação, som, adereços, bonecos e objetos.

Seu nome faz referência aos fotógrafos de rua (lambe-lambe) que trabalhavam em praças e parques de várias cidades do Brasil no início do século XX.  Esse tipo de apresentação começou em 1989, com Denise Santos e Ismine Lima, na Bahia.

Em Valparaíso, a companhia de teatro OANI é a responsável pela organização do festival e divulgação da arte. O grupo herdou esta técnica através da convivência com puppeteers brasileiros e desde 2007 incorporam o teatro de bonecos em suas apresentações.

O protagonista da “História de um urso”, curta metragem vencedor do Oscar deste ano, é um urso lambelambista. O curta é baseado num relato familiar da época da ditadura.

Assista aqui o trailer:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.