FAM – Senta que lá vem filme

Texto: Brenda Thomé (brendathome@gmail.com) e Mariana Moreira (rmoreira.mariana@gmail.com)

O 17º FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul – acontece no Centro de Cultura e Eventos da UFSC de 14 a 21 de junho.  Serão sete mostras de longas e curtas-metragens e cinco painéis do Fórum Audiovisual Mercosul, além de palestras e uma oficina. A cerimônia de abertura é nesta sexta, 14, no Auditório Garapuvu. E em seguida, no mesmo auditório às 21 horas,  será exibido o longa-metragem de abertura da Mostra de Longas Mercosul “Rendas no Ar”, vencedor do Edital Catarinense de Cinema de 2009.

fotofamdentro

No total serão exibidos 82 filmes entre curtas e longas, todos com entrada gratuita. Serão quatro mostras competitivas: Mostra de Curtas Mercosul, DOC-FAM, Mostra Catarinense e Mostra Infanto-juvenil. Nelas concorrerão 47 produções do Brasil, Uruguai e Argentina. Os vencedores levam o troféu Panvision e prêmios que somam 70 mil reais em serviços, equipamentos e bolsas de estudo. Para esta edição, o país convidado é a Venezuela, já que desde o ano passado passou a integrar o Mercosul.

Ao contrário das outras edições, que contavam com várias oficinas, neste ano o FAM tem apenas uma.  A oficina de Computação Gráfica será realizada no dia 20 de junho e ministrada apenas para dez participantes, que serão sorteados durante a palestra sobre o mesmo tema no dia 17 de junho.

Antônio Celso dos Santos, coordenador geral do FAM, conta que no início o público girava em torno de 250 pessoas, em um auditório pequeno e que hoje o evento cresceu e tem em média de 20 a 25 mil espectadores. “O FAM tem uma aceitação muito grande em Florianópolis, o público entende a importância e que esses filmes têm um caráter cultural.”

A programação completa está disponível no site: http://www.audiovisualmercosul.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.