Facebook tem perda no número de acessos diários de adolescentes

Texto e arte: Natália Duane (nataliaduanedesouza@gmail.com)

Ferramenta que facilita a comunicação entre usuários e permite que compartilhem conteúdo
: a partir dessa definição de mídia social, não há diferença entre o Facebook – que ultrapassou o Orkut, site mais popular até 2011- de qualquer outra rede social.  Apesar de possuir mais de um bilhão de usuários, a rede social de Mark Zuckenberg vem perdendo acessos. Na última reunião de resultados, feita três vezes ao ano, foi admitida a redução de acessos diários de jovens aos sites – o que já havia sido demonstrado pela pesquisa do Pew Research Center.

Adolescentes entre 12 e 17 anos ressaltaram como motivos da falta de interesse o grande número de adultos – o que inclui pais e professores – na rede, além de postagens fúteis. Eles admitem ficar no facebook para “ficar por dentro” dos assuntos, mais por necessidade do que interesse. O entusiasmo agora é quanto a outros aplicativos, que a empresa vem fazendo ofertas de compra. No ano passado, adquiriu a plataforma de compartilhamento de fotos Instragram por um bilhão de dólares e ofereceu neste ano o triplo pelo Snapchat – chat que auto-destrói as mensagens depois de enviadas.

DOS EUA AO MUNDO

O Facebook é o atual líder global das redes sociais. O website  – que surgiu como uma atividade de faculdade em 2004 – tem como uma das razões do sucesso permitir a hospedagem de aplicativos. Alunos de faculdades dos EUA foram os principais usuários, mas um ano após o lançamento começou a agregar alunos de dentro e fora do país. A expansão da rede para sites de notícias e blogs com o botão “curtir” e “compartilhar” é outra razão para o êxito da rede social, que superou o Myspace em número de usuários em 2008. Ganhou filme e se tornou também o maior hospedeiro de fotos online. Agora, a rede vê o número de usuários de aparelhos móveis crescer para impedir que o número de acessos caia, compra outros aplicativos.

Veja abaixo as redes sociais mais visitadas:

[swfobj src=”http://cotidiano.sites.ufsc.br/wp-content/uploads/2013/12/infog_midiassociais.swf” width=”700″ height=”400″ align=”left”]