Fotojornalismo

Exibição fotográfica “Janelas”, de Joi Cletison

Fotos e texto: Amanda Reinert (amanda.reinert94@gmail.com)

Por um período de dez anos, o fotógrafo Joi Cletison tirou fotos e reuniu uma coleção de cerca de 200 fotografias de uma das suas paixões, janelas. De 1996 até 2006, Joi fotografou janelas do Arquipélago dos Açores, Portugal Continental e de lugares de Florianópolis.

DSC_6555[1]

Também diretor do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC, ele observa que as características da arquitetura desses locais são muito parecidas, o que causa confusão nos observadores quando estão vendo a exposição e tentam adivinhar onde as fotos foram tiradas.

DSC_6551[1]

A ideia da exibição fotográfica é interferir no espaço. Ao invés de estarem em uma base fixa, as fotografias estão impressas em tecido e espalhadas pelo local da exposição. “O objetivo é que as pessoas possam esbarrar, bater, fotografar, ver as pessoas passando tranquilamente por trás. A ideia é que seja uma janela mesmo, você pode estar fora ou dentro dela”, explica o fotógrafo.

DSC_6558[1]

A filantropia é o objetivo final da exposição. O artista pretende fazer um leilão e doar o dinheiro arrecadado para instituições de caridade. A exibição acontece até o dia 29 de abril no hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, das 8h às 20h.

DSC_6576[1]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.