Reportagens

Estudantes da UFSC votam para eleger nova gestão do DCE

Estudantes no primeiro dia de votação no CCE. Foto: Ana Ritti.

A votação para escolha da chapa representante do Diretório Central dos Estudantes da UFSC (DCE) começa hoje, terça-feira. Três chapas disputam a eleição: chapa Vem com a Gente – 1, chapa  Canto Maior – 2 e chapa Zero – 3. As urnas estão distribuídas em todos os centros do campus Florianópolis, e nos campi Araranguá, Joinville, Curitibanos e Blumenau. Os estudantes podem votar até amanhã, dia 31, a partir das 8h.

As chapas 1 e 2, solicitaram ontem, dia 29, a fusão das candidaturas. A comissão eleitoral irá se reunir com os representantes das três chapas para avaliar o pedido no próximo dia 1 de novembro, a partir de 0h30, na sede do DCE-UFSC. Mesmo sem constar no regimento a união das candidaturas, a orientação dos representantes da Vem com a Gente e da Canto Maior é votar na chapa 2. “As chapas 1 e 2 estão orientando o voto, elas podem fazer esse trabalho de campanha. Porém, a decisão oficial virá só após a reunião”, explica Vitória Davi, representante da comissão eleitoral.

O Cotidiano conversou com as chapas Canto Maior (2) e Zero (3) sobre as possíveis gestões em tempos de polarização. O representante da Chapa 2, Vitor Santos, fala sobre uma gestão feita para o coletivo. “O nosso programa defende a universidade pública, busca sentir as necessidades dos centros. É um programa de mobilização efetiva dos estudantes, uma entidade presente e não meramente burocrática. Precisamos pensar várias discussões de maneira coletiva, vamos ter pé no chão para falar com os estudantes, conseguir abranger mais alunos.”

O representante da chapa 3, João Morais, fala sobre uma gestão feita através do diálogo. “Respeitamos as escolhas e opiniões individuais de cada um. A gente, também, não quer que as decisões sejam tomadas só de uma maneira centralizada aqui no DCE do campus Trindade. Temos uma proposta de fazer a descentralização do DCE. Queremos dar um pouco mais de autonomia pros outros campi. É, de fato, fazer o diálogo, respeitar a opinião de cada um.”

As urnas começam a ser apuradas na madrugada de quarta para quinta-feira. Para votar, o estudante precisa levar um documento de identificação, como o cartão de estudante ou RG. O horário de fechamento das urnas varia de acordo com o centro. Para mais informações, acesse a página no Facebook do DCE.