Escolha da nova gestão para o DCE

Texto e vídeos: Michele de Mello (micheledemello@ymail.com) e Júlia Rohden (juliarrohden@gmail.com)

Edição: Brenda Thomé (brendathome@gmail.com)

As eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE), entidade representativa dos universitários, serão nesta quarta e quinta-feira, 22 e 23 de maio. A chapa eleita terá como função defender os interesses dos graduandos da UFSC durante um ano. Já foram realizados cinco debates entre as chapas, e o último está previsto para amanhã às 18h no Auditório da Reitoria.

Para votar é necessário estar regularmente matriculado na graduação, e apresentar um documento com foto na urna do centro de ensino de origem. O voto não é obrigatório.

Clique nos vídeos para conhecer as propostas de cada chapa que concorre às eleições deste ano

Chapa 1 –  Acabou Chorare

Chapa 2 – Em Frente

Chapa 3 – Todas as Cores

Chapa 4 – Novos Rumos

Processo Eleitoral

A eleição ocorrerá nos diferentes campi da UFSC (Florianópolis, Curitibanos, Joinville e Araranguá) e é organizada por uma comissão aprovada pelo Conselho de Entidades de Base (CEB). Esse Conselho é a reunião dos centros acadêmicos, do grêmio do Colégio de Aplicação e do DCE. No CEB também é discutido o regimento que regulamenta o processo eleitoral do DCE.

A comissão eleitoral é responsável também por coordenar as atividades na sede do DCE durante o processo eleitoral, como por exemplo, a venda de selinhos que validam a carteira de estudantes.

As eleições

No dia das eleições, as seções eleitorais são coordenadas por um mesário, que pode ser qualquer estudante indicado pelas chapas, e por um fiscal de cada chapa. Os mesários são responsáveis por validar os votos, conferindo os documentos e assinando as cédulas de votação.

Em 2008, foram anuladas 125 cédulas, por não possuírem a assinatura do mesário correspondente à urna. Já em 2011, o processo eleitoral do DCE foi adiado por seis meses, sendo assim, as eleições só voltaram a acontecer em abril de 2012. As eleições ocorriam em outubro, mas por falta de quórum (quantidade mínima de representantes dos centros acadêmicos presentes para efetivar as reuniões) no CEB, foram atrasadas. No fim de novembro foi decidido que as eleições aconteceriam no ano seguinte, já que seria inviável ocorrer ainda naquele ano, considerando que o processo eleitoral leva cerca de dois meses.

 

Confira os votos das últimas eleições do DCE 

*2012: Em 2011 o processo eleitoral do DCE foi adiado e as eleições aconteceram em abril de 2012.

 

Breve histórico

O DCE da UFSC existe há cerca de 50 anos. Além de estar presente em mudanças da universidade, também participou em fatos nacionais.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.