De volta e de cara nova

O site Cotidiano.ufsc volta à suas atividades neste semestre com uma nova interface. O portal de notícias, projeto de extensão do curso de Jornalismo, passa a ser desenvolvido em WordPress, sistema de gerenciamento de conteúdo para a internet que substitui o Joomla, aplicativo usado desde 2007.

A professora de webdesign Rita Paulino, responsável pelo desenvolvimento do layout do novo site, explica que a razão da mudança é a flexibilidade oferecida pela plataforma: “ o WordPress possui algumas vantagens para os jornalistas: a sua interface é mais fácil de usar e apresenta templates mais bonitos e sofisticados.” A professora ainda ressalta a importância do aspecto visual para o jornalismo : “a era da convergência requer do profissional conhecimento sobre esses recursos gráficos, colaborativos e de multimídia. Um conteúdo interativo, pode ajudar o leitor a entender melhor a narrativa e a descobrir outras variáveis de análise”.

Segundo a coordenadora do www.cotidiano.ufsc, professora Maria José Baldessar “o objetivo do Cotidiano é exatamente experimentar formatos e possibilidades para o jornalismo online. No momento, o WordPress é a melhor alternativa e vamos possibilitar que os alunos trabalhem com ela”.

O Cotidiano.ufsc está no ar desde outubro de 2006 e tem atualmente cinco bolsistas do curso de jornalismo. Suas pautas tratam de questões de interesse geral, embora boa parte dos quase 1.500 acessos diários, 65%, sejam ligados à comunidade universitária.