Reportagens

DCE Luís Travassos emite carteira de estudante com selo da UNE com desconto

Texto: Jéssica Cescon Antunes

Com o intuito de diminuir o custo da Carteira Nacional de Identificação Estudantil, o Diretório Central de Estudantes Luís Travassos tem fornecido o Documento de Estudante com o selo oficial da União Nacional dos Estudantes por R$ 10 a menos que o valor exigido pela própria UNE em seu site. O valor é de R$ 20, enquanto no site da UNE é de R$ 30, mais o valor do frete. Os estudantes que quiserem requisitar a carteira através do Diretório Central podem realizar todo o procedimento de forma online através do site https://cie.dce.ufsc.br.

O documento que valida e comprova a categoria estudantil já era fornecido pela UNE e seu uso é obrigatório desde 2014, quando a Lei da Meia Entrada (nº 12.933/2013) entrou em vigor. No entanto, a maioria dos estabelecimentos ainda aceitavam outros documentos como comprovantes estudantis, tais como Atestado de Matrícula, Passe-Rápido (cartão SIM de ônibus) ou carteira de estudante da própria instituição. A partir deste ano, isso mudou. Os estabelecimentos estão aceitando somente o documento com a certificação da UNE como forma padrão de identificação dos estudantes.

Com o preço um pouco mais barato da Carteirinha obtida através do DCE, os pedidos vem aumentando bastante. “Já foi pedido um total de 800 desde de novembro, e temos em média 100 pedidos de novas carteirinhas por semana, que é um grande número”, disse Plínio Oliveira Filho, Coordenador Geral Estudantil do DCE. Apesar do número satisfatório de pedidos, a comunidade universitária não está muito satisfeita com o valor para adquirir a carteira “a gente estuda numa universidade pública e não devíamos pagar por ela, mas ainda assim é vantajoso”, afirmou Débora Baldissera, que realizou o pedido há um mês através do DCE e não enfrentou problemas com a entrega.

carteira estudante documento

A Carteirinha de Estudante é bastante usada na compra de ingressos/entrada de alguns estabelecimentos para adquirir o desconto obrigatório de 50% para estudantes, reconhecido pela Lei da Meia Entrada. A norma diz que este é um direito adquirido para atividades culturais, esportivas e educacionais. Por isso, lugares como cinemas, casas de espetáculo e teatros têm sido os principais motivadores dos estudantes para a aquisição do  documento “eu fiz a carteirinha porque eu vou muito ao cinema e pagar o valor integral é absurdo… e também porque eles pararam de aceitar o atestado de matrícula”, diz Débora.

Uma vez realizado o processo online de requerimento da carteira, o tempo entre a confirmação do pagamento e a entrega é de 10 dias. O documento é aceito como comprovante estudantil em todo território nacional e tem validade até o mês de março de cada ano.