Comunicação e Expressão é o Centro com maior número de projetos de Extensão da UFSC

Texto: Beatriz Santini (beatrizfsantini@gmail.com) e Marina Gonçalves (marinajulianag@gmail.com)
Imagens: Reprodução

O Centro de Comunicação e Expressão foi a unidade da UFSC que mais teve projetos de extensão aprovados no primeiro semestre de 2014. Dos 48 projetos enviados para a Pró-reitoria de Extensão, 46 foram aprovados.  O CCE  abriga os cursos de graduação em Design, Cinema, Jornalismo, Letras Portugûes, Língua Estrangeira, Libras e Artes cênicas – além de pós-graduações em Design e Expressão Gráfica, Estudos de Tradução, Inglês, Jornalismo, Linguística e Literatura.

Primeira edição da Revista Expressão Gráfica do curso de Design

A Extensão envolve trabalhos que buscam, através de ações dos departamentos ou de ações institucionais, apoiar a política da universidade de integrar a realidade social com as atividades realizadas dentro do ambiente universitário.

No curso de Design da UFSC, por exemplo, o professor Luciano de Castro desenvolve dois projetos  com bolsistas da graduação: a Revista Expressão Gráfica e um trabalho com o MArquE (Museu de Arqueologia e Etnologia).

A publicação Expressão Gráfica é semestral e digital e se propõe a abrir um espaço para divulgação da produção artística-cultural da universidade. O projeto, que tem duas edições publicadas, é desenvolvido pelo curso de Design, mas conta com a colaboração efetiva de outros cursos do Centro de Comunicação e Expressão, como Jornalismo, Cinema, Letras e Artes Cênicas. O objetivo é a interação entre docentes, discentes e comunidade acadêmica, disponibilizando um material gratuito que pode ser baixado ou acessado no site da revista.

01 TAMANHO SITE
Projeto da disciplina Ilustração Digital

Já com o MARquE, o professor Luciano trabalha há quatro anos. O projeto tem atualmente dois bolsistas e desenvolveu desde a logomarca até materiais de divulgação das mostras e produtos didáticos para escolas que visitam as exposições.

cartaz_exposicao_arqueoTAMANHO SITE
Identidade visual da exposição elaborada pelo projeto

Para o professor Luciano de Castro, projetos de extensão como esses são importantes para atender a comunidade universitária e também dar apoio ao próprio corpo discente. “É importante para inserir o aluno no mercado de trabalho”.

Semana de Pesquisa e Extensão

Todos os anos a UFSC promove a SEPEX, evento de divulgação científica que desde 2000 reúne trabalhos desenvolvidos na Universidade. O evento é aberto a comunidade e apresenta cerca de 200 estandes de diversas áreas, minicursos, palestras e eventos paralelos. O tema da 13ª Sepex, que ocorre entre os dias 22 e 25 de outubro, é Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social.

Para o professor Paulo Ferroli, coordenador de  Extensão do CCE, a SEPEX é uma oportunidade dos pesquisadores e professores mostrarem seus trabalho para a comunidade. “Professores de departamentos do CCE vinculados a cursos que possuem carência em programas de mestrado e doutorado, como o Design, também encontram na SEPEX uma oportunidade ímpar de mostrar que ações e práticas de extensão de boa qualidade podem ser realizadas com alunos de graduação”. A expectativa de Paulo Ferroli é que nesse ano o CCE tenha um número ainda maior de stands na Semana devido a quantidade de projetos aprovados.

Entre o dia 1 e 12 de setembro a Sepex estará recebendo inscrições para estandes e minicursos. O cronograma completo pode ser conferido no site da Sepex.