ArquivoFotojornalismo

Coletivo Kurima promove atividades no aniversário de 127 anos da Abolição da Escravatura

Texto e fotos: Larissa Gaspar (larissa.gasparcp@gmail.com) e Sandy Costa (sandycossta@gmail.com)

O Coletivo Kurima espalhou pelos corredores do prédio redondo das Artes Cênicas cartazes sobre o dia 13 de maio, data da abolição da escravatura, em 1888. Durante todo o mês de maio o Coletivo irá promover performances, músicas, intervenções, exposições e rodas de conversas. Estas atividades fazem parte da programação do evento “IV Reflexões sobre 13 de Maio: 127 Anos de Abolição da Escravatura, Liberdade com Racismo, Privilégios e seus Efeitos na Sociedade”

O Coletivo foi criado por estudantes negros e negras da UFSC que sentiram necessidade de abordar temas referentes ao negro no Brasil e os contextos que afetaram o seu dia a dia na universidade. A primeira reunião aconteceu em 13 de maio de 2011, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC. Desde a sua fundação, o Coletivo Kurima tem buscado fortalecer os conhecimentos sócio-políticos, históricos, culturais e artísticos da África e dos afro-brasileiros.