Coletivo de Brasília lança “Manual de Ervas para os Ciclos Femininos”

Texto: Beatriz Santini (beatrizfsantini@gmail.com)
Fotos: Reprodução do “Manual de Ervas para Ciclos Femininos”

capa manual

Tudo começou com a criação do coletivo “Eu Livre” em 2011, quando educadores e terapeutas de Brasília se juntaram na intenção de desnaturalizar o conceito de saúde  da sociedade moderna. O coletivo incentiva práticas naturais e a cultura do cuidado e do autocuidado na contribuição da autonomia dos indivíduos e grupos.

O “Manual das Ervas para Ciclos Femininos” foi criado pela educadora e coordenadora do coletivo, Mariana Almeida. Segundo ela, a intenção do pequeno manual é “despertar a autonomia e emponderamento da mulher diante de cada ciclo que ela possui”. Com o uso de ervas e raízes, Mariana ensina como viver melhor cada fase simplesmente dando atenção à nutrição, geração e circulação do sangue no corpo.

O “Eu Livre” atua em comunidades, escolas, instituições e espaços culturais. Através de vários modos naturais de se relacionar com a saúde – como a fitoterapia, ervas receitadas, cosmovisão indígena, medicina chinesa, filosofia ayurvédica -, os participantes desenvolvem ações na tentativa de desmistificar a “cultura da doença”, que segundo eles, visa o lucro das indústrias farmacêuticas.

Confira algumas sugestões:

[widgetkit id=8358]

Aqui você confere o “Manual das Ervas para Ciclos Femininos” na íntegra.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.