Cão Terapia: o projeto onde você só precisa doar carinho

Texto: Fernanda Struecker (fe.struecker@gmail.com)

Fotos: Luíza Giombelli (luizamgiombelli@gmail.com)

Ver animais abandonados e maltratados é motivo de tristeza para a maioria das pessoas, o problema é que grande parte delas não tem condições para ajudá-los. O que muitos não sabem é que a adoção não é a única forma de auxiliar esses animais. Prova disso é a Cão Terapia, projeto da Organização Bem-Animal (OBA!), uma atividade voluntária sem fins lucrativos que busca ajudar cães e gatos abandonados.

A Cão Terapia é um encontro que ocorre semanalmente no Centro de Controle de Zoonoses de Florianópolis (CCZ), onde voluntários se reúnem para passar a tarde com os cães que estão no local. O CCZ abriga, enviados pela diretoria do Bem-Estar Animal,  aqueles que foram resgatados de situações de maus-tratos. O evento é realizado todos os sábados, das 14h30 às 18h, e só é cancelado em dias de chuva.

Apesar de ser uma opção para quem não pode auxiliar de outras formas, o principal objetivo da Cão Terapia é incentivar a adoção – que podem ser feita durante o encontro ou, de segunda a sexta, no próprio CCZ. Seja qual for a intenção, o público é sempre muito bem recebido pelos voluntários que, além de organizar o projeto, também participam passeando, brincando e enchendo os animais de carinho.

Jeniffer Garcia Locatelli é auxiliar administrativa e frequenta a Cão Terapia há pouco mais de um mês. Ela contou que, ainda criança, trazia animais abandonados para casa. Jeniffer continua levando cães e gatos de rua para morar com ela e recebe o apoio de ONGs. “O animal, diferente do ser humano, não tem como se defender sozinho e precisa de alguém que o ajude”, explicou.

A Cão Terapia foi criada em 2007 em parceria com a Diretoria do Bem-Estar Animal da Prefeitura de Florianópolis e funciona através do serviço de seus voluntários. Para participar é só aparecer no encontro, onde cada um recebe um crachá e informações s9obre os cuidados para brincar com os animais. Além da Cão Terapia, a OBA! também realiza o projeto Mutirão Mata-Fome, que semanalmente vai a áreas pobres da cidade para alimentar e cuidar de animais abandonados. Ambos os projetos necessitam de doações, voluntários e todos os tipos de auxílio. Para ajudar ou para mais informações basta acessar o site da OBA!.

Confira as fotos de uma das tardes na Cão Terapia

[widgetkit id=3239]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.