Cancellier vence o segundo turno da eleição para reitoria

Luis Cancellier foi eleito com 47,42% dos votos para ser o novo reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, a partir de 2016. O resultado ainda precisa ser homologado pela Comissão Eleitoral, que precisa entrar em um consenso em relação á contagem dos votos brancos e nulos, que não está bem definida na resolução eleitoral.

Luiz Cancellier é professor do curso de Direito e atua no Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC (PPGAU). Ele também é diretor do Centro de Ciências Jurídicas. Sua vice, Alacoque Lorenzini, é professora na área de enfermagem nos cursos de graduação e pós-graduação e em 2010, recebeu o  Prêmio DESTAQUE PESQUISADOR UFSC.

Portas abertas, diálogo e alta resolutividade dos problemas da universidade foram a marca da campanha de Cancellier. Em entrevista, ele e Alacoque, destacaram que a marca da gestão será um diálogo permanente e construtivo com professores, servidores e alunos.

cancellier1Quando questionados sobre as principais propostas, a candidata a vice reitora ressalta a necessidade de descentralização dos campus da UFSC. “A universidade deve ser integradora”. A solução urgente dos problemas do HU também é prioridade da chapa. “Pretendemos abrir novos leitos e contratar mais servidores com recursos federais. Não havendo solução pelo Ministério da Educação, o que se coloca como solução é a contratação dos serviços da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares”, assegura Cancellier. Além disso, a chapa 82 quer ampliar as políticas de permanência estudantil e apoiar as iniciativas dos estudantes.

O Portal Cotidiano questionou como os candidatos pretendem rearticular ensino, pesquisa e extensão. Os integrantes da chapa “A UFSC pode mais” acreditam que recuperar o nível de excelência da pós graduação é essencial. “Trabalhar forte com financiamento de pesquisa com parceria público-privada e estimular o desenvolvimento de projetos autônomos”, reforça Cancellier. A reestruturação da grade curricular de cursos com maior desnível nas políticas de cotas também é uma das propostas.

alacoque1Quanto à questão da segurança pública, a professora Alacoque acredita que a UFSC precisa de uma gestão competente e responsável que solucione o problema da insegurança. “Hoje, as pessoas tem medo de estar na UFSC”. Ela acredita que a solução para isso é a ação da polícia militar de ação comunitária para proteger a vida das pessoas.

Sobre o relacionamento da gestão com a comunidade acadêmica, Cancellier ressaltou a marca da gestão: portas abertas. “Não haverá terceirização da relação da reitoria com os outros setores da universidade. Não será uma gestão de memorandos e informativos. Vamos conversar e construir uma pauta conjunta”. Para os integrantes da chapa, a maior inovação será a resolução de problemas.

Outro ponto defendido pela chapa é a recuperação do diálogo com os três poderes e a comunidade no entorno da universidade.“A UFSC não pode ser uma ilha. Ela precisa de parcerias”, garante o candidato. De acordo com ele, é preciso uma rearticulação urgente da universidade com os setores produtivos da indústria, comércio e agricultura e principalmente com os órgãos públicos.