Reportagens

Cancellier se reúne com alunos na moradia estudantil

Texto e Fotos: Nahomie Laurore

Na última quarta-feira, 11 de maio, o reitor Luis Carlos Cancellier se reuniu com alunos na moradia estudantil para discutir as políticas de permanência. A reunião foi marcada um dia antes, durante sua posse na universidade, quando um grupo de estudantes ocupou a cerimônia exigindo respostas quanto a questão.

O Comitê de luta pela permanência organizou no dia 10 de maio um ato no Centro de Eventos durante a cerimônia de posse do novo reitor Luiz Carlos Cancellier para revindicar o direito à moradia. Os estudantes expressaram as suas dificuldades para alojar-se no âmbito do estudo superior enfrentando fila de até 12 horas para conseguir agendar entrevista a fim de concorrer a uma vaga na casa estudantil.

Em reposta ao ato, o reitor, que não tinha sido empossado ainda no momento da manifestação, marcou um encontro com os acadêmicos. Na tarde do dia 11 de maio, se reuniram no Módulo III da moradia por volta das 17h00. Foram discutidas questões relacionadas ao número de vagas, segurança e restauração na residência estudantil. No final do debate o reitor Cancellier prometeu reformar o local ainda este semestre e se encontrar regularmente com os estudantes para discutir soluções para os problemas apresentados.

Este ano, cerca de 3300 alunos ingressaram na UFSC pelas Ações Afirmativas. Não há registro do número de estudantes que buscam vagas na moradia no primeiro semestre de 2016. Nas estatísticas da PRAE consta o número de estudantes que conseguiram marcar a entrevista, fazer o cadastro socioeconômico e ser contemplado por uma vaga. A casa estudantil comporta no total 167 vagas. No primeiro semestre de 2016 foram disponibilizados apenas 9

Confira o video produzido por Daiane Nora:

[youtube]https://youtu.be/tboMfSRw6M4[/youtube]

Agradecimentos a William por ceder algumas imagens.

Matéria relacionada