Reportagens

Campanhas de Natal: saiba onde fazer a diferença em Florianópolis

Reportagem por Jaqueline Padilha

Historicamente, o fim do ano é marcado pelas decorações natalinas, luzes e também pelas campanhas de natal. Neste ano, essas ações ganharam uma importância ainda maior. Com o país novamente no mapa da fome, o fim definitivo do auxílio emergencial e os preços de itens básicos muito altos, vários brasileiros não terão o mínimo para a ceia de natal.

O que traz um pouco de esperança são as campanhas e iniciativas da sociedade civil que atuam o ano todo, mas principalmente nessa época para minimizar os efeitos da pandemia e da crise econômica. Conheça abaixo algumas iniciativas de Florianópolis e saiba como contribuir.

Associação de Mulheres do Monte Cristo

Com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo feminino por meio de educação e assistência social na comunidade do Monte Cristo, a associação promove ações o ano todo que vão de cursos profissionalizantes, ações sociais e arrecadações. Até dia 15/12, estão sendo arrecadados itens para montar cestas básicas e brinquedos.

Para ajudar acesse: @associacaomulheres

Rede com a rua

A rede com a rua é uma junção de diversos coletivos da sociedade civil que têm um objetivo em comum: defender a dignidade de pessoas em situação de rua. O coletivo realiza ações de arrecadação, marmitaço, assistência e acompanhamento de famílias que saíram da rua, além de campanhas de conscientização da população sobre os direitos das pessoas em situação de rua. Neste ano, a rede acompanha cerca de 60 famílias que estão de volta a uma residência e vão poder passar a ceia de natal em um lar. Por esse motivo, estão com uma campanha de cestas com produtos de agricultura familiar e da reforma agrária.

Para ajudar acesse: @redecomarua

Ocupação Anita Garibaldi

Há quase três meses o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas de Santa Catarina e o Movimento Organizador da Ocupação Anita Garibaldi em Florianópolis realizaram a primeira ocupação urbana de Florianópolis. No momento, lutam contra a reintegração de posse e pela busca de moradia digna a dezenas de famílias. Além da venda de camisetas, rifas, atrações culturais e campanhas de arrecadação, o grupo aceita também apoio financeiro para manter o movimento e os custos jurídicos.

Para saber como apoiar esse movimento acesse : @mlb.sc

Amigos da sopa Floripa

Grupo de voluntários que realizam ações em prol da população em situação de rua. Estão com uma campanha de natal pedindo doações de R$ 1 enviado por pix ou a doação de um panetone. A ideia é realizar um jantar natalino especial para as pessoas que estão em situação de rua.

Para ajudar acesse:@amigosdasopafloripa  ou pelo whatsapp: (48) 9 99115-4728

Projeto Além dos Olhos

Projeto social que atua com pessoas em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social. O projeto possui um bazar social em que toda a renda arrecadada vai para o projeto conseguir realizar suas ações. Nesse natal ainda estão com a campanha de apadrinhamento de cartinhas de crianças.

Para ajudar acesse: @projetoalemdosolhos

Caminho de afeto

Projeto que existe desde 2018 com o lema de dignificar “a vida humana através de gestos de solidariedade, amor e afetividade”, com diversas ações que incluem arrecadação de alimentos, bazares e banhos para a população em situação de rua e vulnerabilidade social. Estão com uma campanha de natal voltada para arrecadação de cestas básicas especiais e caixas de chocolates para as crianças.

Para ajudar acesse: @caminhodoafeto

Cozinha Solidária Ribeirão da Ilha

São uma frente de apoio solidário que faz refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social. As doações podem ser entregues na Servidão Nossa Senhora do Carmo, na Vila Aparecida ou a retirada pode ser combinada pelo telefone.

Para ajudar acesse: @cozinhasolidariaribeiraodailha  ou pelo whatsapp (11) 98121-5015

Campanha de doação: um final de ano melhor para as mulheres do Sabão Ecológico Entre Elas

O Sabão Ecológico Entre Elas é uma iniciativa de mulheres da Ocupação Marielle Franco, na Caieira do Saco dos Limões, em Florianópolis. Essas mulheres aproveitam o óleo  de cozinha que seria descartado para produzir sabão ecológico.Com as dificuldades da pandemia, o coletivo está tentando se reestruturar. a produção, distribuição e venda dos sabões contribui para o sustento das famílias.

Nessa campanha, promovida pela @slowfoodmataatlantica  a meta é arrecadar R$4.600,00 até dia 20 de dezembro, além de brinquedos, roupas em bom estado e alimentos.

Endereços para arrecadação de roupas, brinquedos e alimentos:

Florianópolis:

– Rua Lar do João de Barro, 111/ap 104 – Rio Tavares

Pedro – (48) 99169 07 08

– Rodovia Doutor Antonio Luiz Moura Gonzaga, nº4381, Rio Tavares sc 406

@bijajicaecogastronomia

São José:

– Condomínio Recanto dos Poetas, Centro de São José, Rua José Lino Kretzer, 390, Bloco 4, Ap. 306.

Karina – (48) 99125-8765

Pix: (celular) (48) 991690708

Pedro Xavier da Silva

Para saber mais e ajudar nessa campanha: @slowfoodmataatlantica

DÉBORA MACHADO (Sul, Norte, Centro e Continente)

Débora trabalha há mais de vinte anos com as comunidades do Norte e Sul da Ilha. Atua também nos bairros Córrego Grande, Agronômica, Monte Serrat, Serrinha e outras comunidades no Continente. Realiza a arrecadação de alimentos, roupas, sapatos e brinquedos. Qualquer um pode contribuir com doações.

Para ajudar entre em contato: (48) 99971-0848

Estudantes indígenas da “Maloca UFSC”

Os 8 estudantes Indígenas da UFSC e as 3 crianças que e moram no alojamento improvisado conhecido como “Maloca-UFSC” precisam de doações. Para realizar um natal e um fim de ano com mais conforto e felicidade. Aceitam doações de cestas de natal ou por transferência bancária e pix.

Para ajudar entre em contato:

Maria Lauri Prestes da Fonseca – (48) 99673-9242

Ag: 1453-2