ArquivoFotojornalismo

Calouros de Engenharia de Aquicultura da UFSC participam de trote ecológico

Texto: Juliana Fernandez Fotos: Ana Carolina Enes e Juliana Fernandez

Quando ouvimos a palavra trote, logo pensamos em calouros pintados pedindo dinheiro no sinal. Porém, no dia 28 de agosto o curso de Engenharia de Aquicultura da UFSC mostrou para os novos estudantes que o trote universitário pode ser feito de uma maneira diferente. Desde 2012, o curso organiza o Trote Ecológico – um multirão de limpeza que acontece em lugares diferentes. Este semestre foi a vez da Ilha do Francês, que fica a 1 km da praia de Canasvieiras.

Em um intervalo de 45 minutos, os alunos formaram duplas e pegaram o máximo de lixo possível, na areia, nas pedras e embaixo das árvores. A dupla vencedora, além de contribuir com o meio ambiente, ganhou um curso básico de mergulho na escola Aquanauta Mergulho. “É uma atividade diferente, a gente não tem muito costume de sair por aí catando lixo na praia. Esperamos que essa dica fique para todo mundo: tentar não só preservar mas despoluir também”, comentou uma das ganhadoras da gincana, Luciana  Andrea Olival.