Aulas de musculação são oferecidas a portadores de Parkinson no CDS

Texto e fotos: Larissa Gaspar (larissa.gasparcp@gmail.com)

Desde 2006, a APASC (Associação Parkinson Santa Catarina) oferece aos seus associados a atividade de musculação adaptada, que busca melhorar a coordenação motora dos pacientes. As aulas ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras às 16h.

As atividades acontecem no Centro de Desportos (CDS), sob a supervisão de professores, pós-graduandos e acadêmicos.  Para a presidente da APASC, Leny Ban é importante divulgar que esse tipo de trabalho existe. “Quem frequenta as atividades da associação nota uma melhora na qualidade de vida”.

Caracterizado por provocar disfunções motoras como rigidez muscular, tremor e lentidão dos movimentos, o Parkinson pode também levar a alterações comportamentais e cognitivas. Um estudo de 2012, da Academia Americana de Neurologia, apontou que a prática da musculação atenuaria as disfunções provocadas pela doença. Os responsáveis pela pesquisa acreditam que a prática de exercícios de musculação pode ser benéfica para pacientes com Parkinson no longo prazo, mas estudos posteriores ainda são necessários.

A APASC

A associação surgiu do projeto de extensão “Grupo de Apoio aos Portadores da Doença de Parkinson e seus Familiares” e atualmente, integra vários programas como: musculação, musicoterapia, assistência fonoaudiológica, grupo de ajuda mútua e apoio psicológico. Cerca de 300 pessoas estão inscritas no grupo, mas apenas 30 a 35 participam dos encontros.

Conheça os participantes do projeto:

[widgetkit id=8808]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.