Atletas da Escolinha de Triathlon de São José são destaque em campeonato

Texto: Marina Simões (marinasimoes31@gmail.com) Fotos: Escolinha de Triathlon de São José

A primeira etapa do Campeonato Catarinense de Duathlon aconteceu no último domingo (30) na Beira-mar de São José. A competição anual, organizada pela Federação de Triathlon de Santa Catarina (FETRISC), une as modalidades corrida e ciclismo e contou com a participação de atletas da categoria infantil a adulta.

Na faixa etária entre oito e 13 anos, os primeiros colocados nas competições feminina e masculina foram alunos da Escolinha de Triatlhon de São José. Além dessa categoria, a Escolinha também chegou em primeiro e terceiro lugar entre os atletas de 14 e 15 anos.

O projeto criado pela FETRISC em 2002 foi um dos pioneiros no país. Atualmente, atende crianças entre oito e 15 anos duas vezes por semana na Beira-mar de São José e uma vez por semana na piscina de uma academia parceira da Escolinha. Nas aulas, que são gratuitas, os alunos praticam ciclismo, corrida e natação. Aqueles que se destacam são chamados para a equipe de treinamento – que participa de mais competições e tem um ritmo mais intenso de preparação.

Desde 2011, o projeto recebe apoio da Prefeitura através da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de São José. A verba repassada pela instituição possibilita a contratação de professores, estagiários e a compra dos materiais necessários para os treinos e competições.

“Contamos também com o patrocínio da empresa que organiza o evento IRON MAN Brasil. A quantia recebida é destinada a equipe de treinamento para custear as competições e a manutenção dos treinamentos”, conta Elinai Freitas, uma das fundadoras e professora da Escolinha.

Alguns dos ex-alunos do projeto seguiram carreira no esporte. Elinai Freitas cita como exemplos Felipe de Oliveira Manente, oitavo colocado no Iron Man Brasil 2014, e Gabriel Hermann, terceiro colocado do Campeonato Catarinense de Duathlon desse domingo.

Como Participar

Para fazer parte da escolinha, a criança precisa estar frequentando a escola regularmente, possuir uma bicicleta e ter a autorização do responsável. A ficha de inscrição pode ser retirada na Beira-mar de São José. As aulas tem duração de uma hora e ocorrem nas terças e quintas-feiras a partir das 14h30min na Beira-mar e nas sextas-feiras, também às 14h30min, na Academia Tutubarão, no Roçado.

Confira as fotos da competição de domingo: