Reportagens

GIF 15 mostra de cinema

Daiane Nora – kizi_201@msn.com

Malena Wilbert – Malenawilbert@gmail.com

Começa no dia 2 de julho a abertura da 15ᵅ Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis no Teatro Pedro Ivo Campos, na SC 401. A mostra terá a exibição de mais de 60 curta metragens produzidos entre 2015 e 2016, 57 deles produções brasileiras. As sessões serão no Pedro Ivo, no Cinema do CIC (de segunda a sexta) e na FIESC (na quinta feira, dia 7). Os curtas são divididos entre as sessões Longa Metragem Nacional, Longa Internacional, Jovem, ComKids, Curtas Internacionais, Vencedores da Mostra, Sessão FIESC e as chamadas Sessão Escola.

As “Sessões Escola” serão no cinema do CIC, Beira-Mar Norte, nos dias 4 e 8 de julho, e estão compostas por filmes destinados a crianças e adolescentes. Mesmo sendo necessário agendamento prévio e sendo priorizados alunos que nunca foram à Mostra, essas sessões já estão lotadas. Porém, será possível assistir aos filmes gratuitamente nos finais de semana, sábado e domingo 2 e 3; e 9 e 10 de julho, no Teatro Pedro Ivo. Além disso, a organização também distribuirá DVDS com os filmes ganhadores da Mostra passada para que possam ser feitas sessões de cinema dentro dos colégios.

A programação conta com a pré-estreia de três longas nacionais:  As aventuras do Pequeno Colombo, de Rodrigo Gava; O que queremos para o mundo?, de Igor Amin; e A Família Dionti, de Alan Minas. Você pode conferir todos os filmes exibidos AQUI.  A edição desse ano tem como novidade a categoria competitiva Melhor Filme Estrangeiro, que terá dublagem ao vivo durante a exibição. Apesar dos filmes serem destinados a todo tipo de público, a organização da Mostra faz sugestão de idades para diferentes sessões.

No teatro Pedro Ivo, onde se dará a maior parte da programação, é possível encontrar sala de leitura (da Biblioteca Barca dos Livros)  e um café, instalado no pátio do centro administrativo. No intervalo das sessões estão programados shows musicais, sendo que uma das atrações é a  cantora MC Soffia, rapper de 12 anos de idade que ficou conhecida na internet e se destacou no cenário black music por suas letras que enaltecem o  orgulho negro.