9° Semana de Cinema abre debate sobre direitos humanos

Semana do cinema coti

Texto: Manuela Tecchio (manuela.tecchio@gmail.com)

A 9° Semana Acadêmica do curso de Cinema da UFSC começa nessa segunda-feira. Com o tema “Cinema Vivo: ativismo e sociedade”, o evento discute temas que vão desde direitos humanos à responsabilidade do cinema como agente de transformação social. Organizadas pelos alunos do curso de Cinema, as atividades acontecem até o dia 2 de outubro.

Ao longo dos cinco dias serão disponibilizadas cerca de 30  vagas para cada oficina. As aulas serão voltadas para produção cinematográfica e de vídeo. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. Para participar, os estudantes deverão se inscrever aqui. Além destes minicursos, os participantes podem assistir palestras com foco nas produções brasileiras e assistir à exibições de filmes nacionais.

Entre os temas discutidos estão o racismo e o machismo no cinema brasileiro. A partir da crítica dos filmes e de rodas de conversa, os estudantes do curso de Cinema pretendem estabelecer um amplo diálogo com a comunidade acadêmica. O evento procura, na edição deste semestre, entender até que ponto a defesa dos direitos humanos devem ser uma preocupação dentro das produções do cinema brasileiro.

“Queremos que o maior número de pessoas tenha acesso ao cinema, seja acesso através das exibições ou seja acesso a formação prática. Você já viu a foto de uma parede pichada assim: ‘Uma cidade sem cinema, é uma cidade sem janelas’? Então, queremos que a semana de cinema seja também uma janela para várias questões do mundo, desde a poesia na periferia até o machismo que as mulheres no cinema enfrentam todos os dias.”, explica Carolina Arruda, coordenadora da Semana de Cinema.

Você pode acompanhar o evento, e conferir toda a programação aqui. Para acompanhar mais de perto as ações da 9° Semana de Cinema, curta também a página no facebook.