Florianópolis recebe a Elephant Parade

Texto e fotos: Larissa Gaspar (larissa.gasparcp@gmail.com)

A pequena Tamires observa de perto a dança que o pincel faz nas mãos do artista Tolentino Sant’Anna, que com serenidade pinta uma  escultura, em tamanho real, de um filhote de elefante para a Elephant Parade Floripa 2015. Essa e as outras 89 esculturas, que pesam 70 kg e são feitas em fibra de vidro, serão colocadas nas ruas da cidade a partir de novembro. A Elephant Parade é uma das maiores exposições de arte na rua do mundo e pela  primeira vez numa cidade da América Latina.

A escultura “Salve a Lua e o Sol” é a segunda em que Tolentino está trabalhando. Ele passou cerca de sete horas por dia durante os últimos seis dias decorando as obras, no ateliê montado para a pintura dos elefantes no Shopping Itagauçu. O bebê elefante é uma homenagem à cultura açoriana de Florianópolis e retrata a rotina dos pescadores.

No expositor ao lado, Joel Pacheco e a irmã Rita Pacheco decoram a escultura “Vera Ciclista”, inspirada na ativista Verá Lucia da Silva. O arquiteto Joel destaca que o objetivo da obra é incitar a reflexão sobre os problemas da mobilidade urbana de Florianópolis. Serão pintadas 289 bicicletas na escultura, que representam os 289 anos da cidade. Joel também irá trabalhar em outra escultura: Rendeira Rita – em homenagem à irmã. Os Pachecos pincelam o elefante todas as quartas-feiras.

De acordo com a diretora de produção, Carolina Barreto, para que a arte proposta seja viabilizada, o projeto precisa ser “adotado” por uma das empresas patrocinadoras. Ao final de cada exposição as obras são leiloadas e parte dos recursos serão direcionados a entidades locais, artistas e a projetos de preservação dos elefantes. 

Veja as fotos: 

[widgetkit id=10693]

Como tudo começou

Elephant Parade foi fundada por pai e filho, Marc e Mike Spits, em 2006. Em férias na Tailândia, Marc conheceu um bebê elefante chamado Mosha, que havia perdido a perna depois de pisar numa mina terrestre. Mosha inspirou Marc e Mike a criar a Elephant Parade. 

A primeira exposição foi realizada em Roterdã, na Holanda, em 2007. Amigos do Asian Elephant Hospital, a “casa” da Mosha em Lampang, foi das primeiras organizações a receber contribuições geradas pelo evento e até hoje continua a receber fundos para cuidar da mascote da Elephant Parade.

Programação 

De 12/09 à 30/11 – Ateliê oficial

05/12 – Festa de Lançamento

10/12 a 29/02/2016 – Exposição

05/03/2016 – Leilão beneficente

 

2 comentários em “Florianópolis recebe a Elephant Parade

  • 2 de outubro de 2015 em 14:13
    Permalink

    Lindo trabalho desse grupo talentoso, especialmente a Arte do Tolentino. Achei sensacional. O artista com muita criatividade, originalidade, estética e genialidade traz, de maneira vibrante e artística, elementos essenciais da cultura açoriana da nossa querida Florianópolis. Merece todo nosso reconhecimento, muitos aplausos e nossa admiração.
    Desejo muito sucesso!
    Um abraço,
    Evanguelia

    Resposta
  • 2 de outubro de 2015 em 12:46
    Permalink

    Obrigado Larissa Gaspar !!!

    Adorei a matéria ….muito feliz por estar pintando este elefantinho …..desejo a todos muita saúde e paz …beijos !!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.