Começa o processo eleitoral da UFSC: cinco chapas inscritas
Reportagem: Larissa Gaspar (larissa.gasparcp@gmail.com) e Luiza Kons (lupkons@gmail.com)
Se fosse uma cidade, a UFSC seria a quarta maior do estado, atrás apenas de Joinville, Blumenau e Florianópolis: 48 mil pessoas fazem parte da comunidade universitária (docentes do ensino básico e superior, servidores técnico-administrativos e estudantes) e um orçamento de R$ 1,05 bilhão para 2014. São 116 cursos de graduação e 157 de pós-graduação, com mais de seis mil e 500 vagas anuais para o vestibular, nos campi de Florianópolis, Joinville, Araranguá, Blumenau e Curitibanos.
A partir do ano que vem, essa “cidade” terá um novo “prefeito”. Hoje se encerrou o período de inscrição de chapas para reitor e vice-reitor. Ao todo, cinco chapas vão participar da eleição, que será realizada, em primeiro turno, no dia 21 de outubro e em segundo turno (se houver), no dia 11 de novembro.
Conheça as chapas:
Irineu e Mônica
Reitor: Irineu Manoel de Souza (CSE)
Vice: Mônica Aguiar dos Santos (Campus de Curitibanos)
“Nossa candidatura IRINEU e MÔNICA foi construída após um longo debate iniciado em 2013 sobre os grandes temas relacionados à UFSC, com a participação de um grande grupo formado por docentes, técnicos, estudantes e membros da comunidade externa. Defendemos intransigentemente o caráter público e a democratização da UFSC e somos frontalmente contrários aos cortes de verbas impostos pelo MEC às universidades federais”
Irineu de Souza é professor do Departamento de Ciências da Administração, no Centro Socioeconômico da UFSC. Começou a trabalhar na Universidade há 41 anos, ocupando o cargo de Escriturário. Em 2009, se tornou professor da graduação em Administração e nos Programas de Pós-Graduação em Administração em Administração Universitária. Confira o lattes.
Mônica Aguiar é professora no Campus de Curitibanos/UFSC. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola,atuando nas áreas de construções rurais, ambiência e saneamento ambiental. Confira o lattes.
Chapa UFSC +
Reitor: Edson De Piere (CTC)
Vice: Carlos A. Marques (CED)
“Propomos uma nova UFSC que integre as pessoas, confiança em cada um de seus membros. Melhores práticas de ensino, para realizar uma gestão ambiental mais saudável”.
Edson de Piere é vice Diretor do Centro Tecnólogico. Atua nas áreas de controle de sistemas dinâmicos, robôs manipuladores, robótica móvel e controle de sistemas mecatrônicos. Foi coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica. Confira o lattes.
Carlos Alberto Marques, é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Pesquisa aspectos ligados ao ensino de química/ciências, à formação de professores e sobre a relação entre Química e Meio Ambiente. Confira o lattes.
Chapa A UFSC pode mais
Reitor: Luiz Carlos Cancellier (CCJ)
Vice: Alacoque Lorenzini Erdmann (CCS)
“A UFSC pode mais representa um coletivo reunido há seis meses, para a gestão da universidade. A esperança que a UFSC é um bom local para se trabalhar, estudar e se viver tem que ser recuperada.”
Luiz Cancellier, é professor do curso d Direito a atua no Programa de Pós-Graduaçao em Administração Universitária da UFSC(PPGAU). É diretor do Centro de Ciências Jurídicas. Confira o lattes.
Alacoque Lorenzini , é professora na área de enfermagem nos cursos de graduação e pós-graduação. enfermagem. Em 2010, recebeu o Prêmio DESTAQUE PESQUISADOR UFSC – 50 Anos da UFSC em 2010. Confira o lattes.
Chapa A UFSC é o nosso compromisso
Reitor: Roselane Neckel (CFH)
Vice: Lúcia Helena Martins Pacheco (CTC)
“Em primeiro lugar, queremos continuar projetando a universidade. Foram quatro anos de muito trabalho, muitas histórias foram realizadas, mas há muita coisa a ser feita.”
Roselane Neckel é a atual reitora e foi a primeira mulher eleita para o cargo na UFSC. Atua no Departamento de História na graduação e pós-graduação. Confira o lattes.
Lúcia Helena Pacheco é a atual vice-reitora. É professora do Departamento de Informática e Estatística. Atua nas áreas de modelagem de processos cognitivos, informática na educação e ensino baseado em computador, educação tecnológica. Confira o lattes.
Chapa Confiança e credibilidade
Reitor- Claudio José Amante (CCS)
Vice: Rogério Cid Bastos (CTC)
“A UFSC é uma instituição que apresenta um potencial indutor das mudanças da realidade. Ela tem que assumir sua vocação enorme para Santa Catarina. E também se voltar para as suas demandas internas nos três importantes setores : nossos alunos, nosso servidores técnicos, e os nossos servidores e docentes e todos os outros colaboradores”
Claudio José Amante é professor do curso de Odontologia e na Pós-Graduação em Adiministração universitária. Foi Pró-reitor de Assuntos Estudantis de 2008-2012. É Membro do Conselho de Curadores. Confira o lattes.
Rogério Cid Bastos é professor e ocupa a chefia do Departamento de Engenharia do Conhecimento do CTC/UFSC. Atua na graduação e pós-graduação, nas áreas relacionadas a Sistemas de Conhecimento, com ênfase em análise estatística; análise e tratamento de informação e empreendedorismo. Confira o lattes.
Quem pode votar
De acordo com as normas eleitorais, podem votar:
I – os servidores docentes e técnico-administrativos ativos da Universidade, integrantes das respectivas carreiras e em efetivo exercício, que constem do seu cadastro de pessoal ativo até o dia 21/09/2015;
II – os estudantes regulares que tenham a condição de matrícula regular no dia 21/09/2015 nos Cursos de Graduação e de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da Universidade e os estudantes do Colégio de Aplicação.
Os estudantes do Colégio de Aplicação para serem eleitores deverão ter a idade mínima de 16 anos na data de 21/10/2015.
Acho que a melhor chapa é do professor Cancelier (Cau) e da professora Alacoque. Boa sorte a todos os candidatos.