Evento beneficente e Festival de cultura japonesa ocorrem no Centro de Florianópolis

Texto e fotos: Sandy Costa e Priscila dos Anjos

Agasalhos, calças e camisetas eram constantemente manuseados em seus cabides e passavam a impressão de que a Rua Trajano, no Centro de Florianópolis havia se transformado em uma grande loja no último sábado (04/07). Havia apenas uma diferença: não era preciso pagar para levar as peças. O The Street Store tem como objetivo doar roupas a pessoas em situação de rua: os cabides são colocados nas calçadas e as pessoas podem escolher as peças que quiserem. O projeto começou na Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2014, como uma loja de rua sem fins lucrativos, e já ocorreu em mais de cem cidades espalhadas pelo mundo.

No evento, as pessoas podem escolher o que levar para casa. Nesta primeira edição do evento em Santa Catarina, os voluntários conseguiram arrecadar cerca de 1500 peças, entre roupas, sapatos e cobertores.

Festival Japonês em Santa Catarina

Dividindo data e local com o The Street Store, Florianópolis recebeu o primeiro Tanabata Matsuri, festival japonês  que comemora os 120 anos das relações Japão-Brasil. O evento, que aconteceu no Museu Histórico de Santa Catarina, no centro da cidade, contou com oficinas de origami e apresentações de aikidô e outras artes marciais. Além das atividades, produtos artesanais e comidas típicas japonesas foram vendidos no evento.