Aprendizado colaborativo: site organiza encontros para compartilhar ideias inovadoras

Texto: Manuela Lenzi ( lenzimanu@gmail.com ) Arte: Merlim Malacoski ( merlimiriane@gmail.com )

Com o slogan “Nós acreditamos no aprendizado colaborativo através de encontros inspiradores”, um grupo de quatro amigos criou o Nós.vc. A ideia do site é organizar encontros, que podem ser cursos, workshops, palestras, debates ou qualquer outra forma de aprendizado. Ele é aberto para qualquer pessoa que queira criar um evento presencial para compartilhar algum conhecimento.

Cada encontro precisa ter um número mínimo de pessoas para ser colocado em prática. O site possibilita que os participantes sugiram um tema e coloquem em votação para que outros decidam se vale a pena desenvolver o assunto. Se atingido, o evento é confirmado através do site e realizado no local que tiver disponibilidade, tanto em uma sala, como em uma praça ao ar livre. Eles podem ser pagos ou gratuitos.

Os cursos oferecidos englobam empreendedorismo, ecologia, sustentabilidade, gestão, desenho, design, redes sociais, entre inúmeras outras. Os participantes também podem enviar sugestões de cursos que gostariam de ter.

Criado em 2012, o Nós.vc já realizou 21 encontros e cerca de 1.820 pessoas fazem parte do grupo. Os quatro idealizadores, Daniel Larusso, 27, Guilherme Neves, 27, Leonardo Correia ,29, Mauro Rego, 27, dividem-se por Porto Alegre, Florianópolis e Berlim, na Alemanha.

O design Guilherme Neves conta que a ideia do site surgiu em 2007, quando ainda eram estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. “Nós éramos muito envolvidos nos encontros estudantis da universidade, essa foi a base do nós.vc”, recorda. Mesmo assim, apenas em 2011 eles decidiram colocar em prática a visão de “Criar encontros para dar liberdade para as pessoas. Sair dos padrões”, afirma Neves.

nós.vc usa a mesma plataforma que o catarse.me. Mas enquanto o segundo baseia-se em atingir um valor mínimo de financiamento, o primeiro precisa de um número mínimo de pessoas.

Quem tiver interesse em criar e organizar os encontros tem total responsabilidade sobre eles. Tanto para fazer a página do evento quanto para preparar as atividades e divulgar. O organizador também pode decidir se fará o curso grátis ou não. É nessa parte que o site tira sua porcentagem de lucro. Se o encontro for confirmado o site ganha 7,5% mais a taxa do meio de pagamento, que fica entre 1,9% e 7,4%. Se o curso arrecadar R$ 100, o site fica com R$ 20. Caso seja um evento gratuito, o site nã cobra taxa alguma.

A estudante Mariane Ventura participou do curso de Brainstorming – Como gerar ideias revolucionárias em pouco tempo, em Florianópolis. Para ela a experiência foi inovadora, e relata “Foi uma oportunidade de desenvolver um assunto que eu não teria na universidade”.

Kickstarter

O site kickstarter tem uma ideia similar ao nós.vc, mas em um âmbito mundial. O site oferece a oportunidade à cineastas, músicos, artistas e designers para apresentarem projetos e buscarem financiamento para transformar a ideia em realidade.

Os criadores dos projetos definem uma meta de financiamento e um prazo. Se outras pessoas acreditarem na iniciativa e doarem o dinheiro no tempo determinado, o idealista pode colocar tudo em prática. Desde 2009, quando foi lançado, mais de 29 mil projetos criativos tomaram vida com um total arrecadado de 359 milhões dólares.