ArquivoFotojornalismoReportagens

Santa Afro Catarina realiza visita guiada em pontos históricos da Capital

Texto e fotos: Bruna Andrade (brunandrade92@gmail.com). Fotos históricas: cedidas pelo Santa Afro Catarina.

O centro de Florianópolis é cenário comum para a população que passa apressadamente indo para o trabalho ou fazendo compras, mas muitos não sabem da história que as ruas carregam. O programa Santa Afro Catarina muda essa perspectiva ao realizar visitas guiadas pela Capital mensalmente, como a que aconteceu em abril e reuniu cerca de 40 pessoas.

O projeto que visa promover a valorização, identificação e difusão do patrimônio cultural associado à presença africanos e afrodescendentes no estado e realiza todo mês visitas em diferentes roteiros pela capital. A visita de abril aconteceu no centro da cidade, com o roteiro “Viver de Quitandas”, que passa por importantes pontos da vida urbana da antiga Desterro. Sob orientação da bolsista do projeto, Cássila de Mello, o grupo passou por locais como a Praça Fernando Machado, a Rua João Pinto e o Mercado Público e pode conhecer mais da história do centro da cidade no fim do século XVII e no século XIX.

A equipe do projeto é formada por profissionais das áreas de História da Diáspora Africana, Patrimônio e Ensino de História. O Santa Afro Catarina surgiu em 2011, mas as visitas guiadas começaram a ser oferecidas apenas no ano passado. Ao todo são oito roteiros diferentes pela capital, alguns em lugares mais afastados do centro como a Lagoa e a Armação.

Clique nos pontos e saiba mais sobre o roteiro:


Visualizar Viver de Quitandas em um mapa maior

[widgetkit id=4335]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.