Professora Alacoque Lorenzini Erdmann é eleita reitora da UFSC
Em reunião extraordinária, o CUn (Conselho Universitário) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiu hoje (10 de outubro) quem será o sucessor do reitor Luiz Carlos Cancellier. Depois de quatro horas de sessão, foi definido por votação unânime que Alacoque Lorenzini Erdmann tomará a frente da universidade. Alacoque é professora da UFSC desde 1976 e foi eleita vice-reitora junto a Cancellier, em 2016.
Fica agora a dúvida de como ocorrerá a sucessão. Os conselheiros presentes decidiram em votação apertada, 22 contra 21 votos, estender o prazo para a análise da sucessão, incluindo a escolha do vice.
A sessão foi dividida em três partes: primeiro, o Procurador Federal junto à UFSC, Juliano Scherner Rossi, explicou os trâmites jurídicos os quais a universidade poderia escolher seguir, com as respectivas consequências. Ele esclareceu ainda as dúvidas dos membros votantes. Depois, o professor Rogério Cid Bastos coordenou os debates sobre os possíveis caminhos do futuro da UFSC, já que Alacoque não poderia fazê-lo, pois é parte interessada na discussão. Por fim, houve a votação.