Reportagens

Gripe ou resfriado, fique atento aos sintomas

Texto e Foto: Francielle Cecília (franciellehanck@gmail.com)

 

campanhah1n1

No começo é espirro,depois tosse, na outra é febre e garganta inflamada. Você tem certeza que está gripado? Sintomas como esse caracterizam além de gripe, também o resfriado.

Segundo a médica Joeline Costa, a gripe é uma infecção respiratória causada pelos vírus Influenza. “Os principais sintomas são febre alta, dor de garganta e tosse, mantendo-se geralmente mais de cinco dias”. Já o resfriado pode ser causado por vários tipos e é caracterizado por uma infecção que ataca as vias respiratórias superiores. Joeline explica que mesmo com sintomas parecidos com os da gripe,Em outros casos mais sérios, como pneumonia, é necessário que o paciente seja internado para um tratamento mais intensivo. eles são mais suaves, duram menos tempo e incluem coriza, congestão nasal, cansaço e raramente apresenta febre. Em outros casos mais sérios, como pneumonia, é necessário que o paciente seja internado para um tratamento mais intensivo.

Para prevenção dessas doenças respiratórias alguns cuidados com a higiene previnem o contágio. Lavar as mãos com frequência, usar lenço descartável, não dividir objetos pessoais, ventilar bem os ambientes, especialmente com um fluxo grande de pessoas e, principalmente não cobrir a boca ou o nariz com a mão quando for tossir ou espirrar. O recomendável é usar o braço, de forma a evitar o contato com as mãos ou atingir pessoas próximas.

Mortes por gripe A 

Na última terça-feira, 18 de abril, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) publicou um boletim informando a segunda morte no Estado, por gripe A em 2017. O paciente era de Florianópolis. O primeiro caso aconteceu em Lages. A preocupação dos órgãos de saúde é com o aumento de casos – principalmente no inverno, e a  falta de informações da população.

Para tentar evitar um aumento no número de casos, o ministério da Saúde vai promover  o Dia da Mobilização Nacional, o Dia D, agendado para o dia 6 de maio, quando os postos de saúde ficaram abertos durante todo o dia  os m abertos para vacinar os grupos prioritários. Já a campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que começou  na segunda-feira, 17, está atendendo as  pessoas de 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Que pode se vacinar gratuitamente nos postos de saúde ou nos postos de vacinação:

Todas as pessoas após os 6 meses de idade podem ser vacinadas, porém determinados grupos de risco cujas complicações secundárias são mais comuns e graves possuem preferência na vacinação do SUS
. São eles:

    • Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
    • Gestantes
    • Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
    • Idosos (a partir de 60 anos)
    • Profissionais da saúde
    • Povos indígenas
    • Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
    • Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
    • Professores de escolas públicas ou privadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.