Jovens do MST participam de oficinas no jornalismo
Desde segunda-feira, 30, um grupo de 150 jovens e adolescentes de acampamentos e assentamentos do Movimento dos Sem-Terra do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul está na UFSC para conhecer a universidade e partilhar experiências com estudantes, professores e servidores da universidade. Nesta quinta-feira, dia 02, estiveram no Departamento de Jornalismo para participar de oficinas de jornalismo online, radiojornalismo, telejornalismo e fotografia., coordenadas por professores e ministradas por alunos de diversas fases da graduação em Jornalismo.
Maria Izabel da Rocha (16), Eliza Fran Romário ( 17) e Elvis Zavacki (16) se interessaram em conhecer a plataforma wordpress (própria para a publicação de blogs) e noções básicas de infografia baseada em ferramenta. Durante as três horas da oficina, criaram um blog com depoimentos sobre a viagem até Florianópolis e um infográfico com as principais informações sobre os assentamentos onde eles vivem – Assentamento Egídio Brunetto, em Rio Branco do Ivai, no Paraná e o 25 de maio, em Abelardo Luz, Santa Catarina.
Márcio Moreira Paz, Kamila Lopes, Andreia Siqueira e Keli Rodrigues de Oliveira decidiram participar da oficina de gerenciamento de mídias sociais. A página Juventude MST – Região Sul foi criada e eles passaram a tarde planejando e produzindo conteúdo para publicação. Os alunos fizeram entrevistas com participantes de outras oficinas e publicaram o resultado na página.
[widgetkit id=12872]
Na oficina de fotojornalismo para internet os jovens aprenderam um pouco sobre composição fotográfica
[widgetkit id=12869]
O projeto “De Olho na Terra”, do Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária (LECERA), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) é o reponsável pela vinda dos jovens e conta de uma equipe que engloba representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), da UFSC e do Ministério da Comunicações.
Entrevistado pelos jovens do MST, o professor Carlos Augusto Locatelli, chefe do Departamento de Jornalismo, diz que espera que cada vez mais os jovens do MST venham para a universidade e que as oficinas sejam um exercício de aprendizado mútuo.
Alunos do projeto www.cotidiano.ufsc.br que colaboraram com as oficinas:
Ana carolina Domingues – anadomingues.ufsc@gmail.com
Ana Luisa Nascentes – analuisapns@gmail.com
Fernanda Felizari – fernandaf3007@gmail.com
Gabriela Prestes – gabrielaprestesf@gmail.com
Malena Wilbert – malenawilbert@gmail.com
Marina Simões – marinasimoes31@gmail.com
Matheus Vieira – matheusjorvieira@gmail.com
Nahomie Laurore – nahomielaurore@gmail.com
Tiago Ghizoni – tiagos.ghizoni@gmail.com
Jovens MST que participaram das oficinas de jornalismo online
Andreia Siqueira
Elisa Fron Romario
Elvis Zavacki
Kamila Lopes
Keli Rodrigues de Oliveira
Marcio Moreira Paz
Maria Izabel da Rocha