Confira as reportagens especiais dos alunos de Jornalismo Online
Os alunos de Jornalismo Online produziram duas reportagens especiais como trabalhos para a disciplina. Os pontos positivos e negativos dos games na educação e o pôquer como profissão são os temas das matérias. Confira abaixo um pequeno resumo de cada reportagem e clique nas imagens para acessar o conteúdo.
Gamificação das salas de aula
Desde a década de 70, quando os videogames começaram a se popularizar no mundo, pais e professores se preocupavam com os problemas que os jogos eletrônicos poderiam trazer ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. Partindo de um contexto histórico, a reportagem “Gamificação das salas de aula”, produzida pelos alunos Amanda Ribeiro, Luiz Fernando Menezes e Vinícius Bressan, aborda os benefícios e os malefícios que os games trazem à educação e ao desenvolvimento de jovens. São citados também alguns casos em que os games foram efetivamente implantados nas salas de aula e melhoraram o desempenho dos alunos.
Pôquer: carreira de sucesso ou caminho para os problemas?
No início de abril de 2009, o pôquer foi reconhecido como esporte pela Federação Internacional de Esportes da Mente. Com cinco milhões de adeptos no Brasil, o jogo vem atraindo cada vez mais jovens adultos, que abandonam seus empregos para se dedicar a campeonatos. Um caso é o de André Akkari, funcionário de uma empresa de tecnologia que descobriu o pôquer em 2005 e hoje é campeão mundial.
Mas, em alguns casos, o pôquer pode deixar de se tornar uma competição saudável e se tornar um vício. A reportagem, produzida por Amanda Reinert, Ana Carolina Vaz e Leise Silva procurou psicólogos e pesquisadores para discutir o fato.