Foto: Rodrigo Barbosa

Estudantes indígenas da UFSC embarcam em viagem a Brasília contra o Marco Temporal

Estudantes indígenas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) embarcaram no último sábado (25) em viagem a Brasília. Foram 22 pessoas para a Capital Nacional, organizadas contra o Marco Temporal, tese analisada pelo Supremo Tribunal Federal que estabelece a demarcação de terras indígenas apenas em áreas ocupadas por eles em 5 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal.

Outras pautas serão levantadas em agenda com diversas autoridades políticas, como as condições da Moradia Estudantil e o pedido de afastamento do atual presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcelo Augusto Xavier da Silva. Os alunos levaram 26h para chegar à região central do Brasil, onde ficam até sexta-feira (1°).

No caminho, os estudantes fizeram fotografias das paisagens até Brasília e dos passatempos no ônibus, veículo disponibilizado pela UFSC. Gabriel Garcia Marquez esteve no caminho em forma de literatura, participação que foi registrada pelo olhar e lentes fotográficas de Hadyja Amedo, liderança indígena de 9 anos do povo Xokleng. O segundo dia foi de parada para descanso no sítio do CIMI (Conselho Indigenista Missionário). Confira!