Foto: Rodrigo Barbosa

Estudantes indígenas da UFSC cumprem agenda no Congresso

Os estudantes indígenas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) cumpriram uma agenda no Congresso Nacional na última terça (28). Durante a manhã, ocorreu um encontro no gabinete de Reginaldo Lopes, líder do PT na Câmara, cujo assunto principal foram possíveis aprimoramentos na Bolsa Permanência MEC para estudantes indígenas (não só da UFSC). Pouco antes, os estudantes haviam se reunido com representantes da União Nacional LGBT, que também cumpriam agenda na Câmara.

À tarde, os estudantes conversaram com Camilo Capiberibe (vice-líder do PSB) e Zé Ricardo Wendling, coordenador da Comissão Externa, que acompanha os desdobramentos dos assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips na Câmara.

Pedro Uczai, deputado federal por Santa Catarina, também recebeu os estudantes. O parlamentar, que já destinou emendas para a melhoria das condições de moradia dos indígenas na UFSC, se colocou à disposição para articular futuras soluções ainda relacionadas a este tema.

Durante esses eventos, outra parte da delegação visitou e protocolou requerimentos no Supremo Tribunal Federal, no Ministério da Justiça e no Ministério Público Federal.

As reuniões contaram com o apoio da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e da Organização Levante Pela Terra.

Confira alguns registros do dia: