Estudantes da UFSC protestam contra cortes na Educação e Reforma Administrativa
Reportagem por Clara Spessatto, Endy Christine e Júlia Matos
Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram às ruas, na terça-feira (18), para protestar contra os cortes na educação e a Reforma Administrativa. Na capital catarinense, o ato começou às 16h no Largo da Alfândega e terminou por volta das 19h30 em frente à Catedral. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) auxiliou a organizar a manifestação e, ao longo de toda manhã e começo da tarde, realizou arrastões e atividades na universidade para mobilizar os alunos. De acordo com a Comissão Operativa do ato, estima-se que 8 a 10 mil pessoas estiveram presentes.
Apesar da administração central da UFSC manter o dia letivo, em post divulgado no Instagram, a instituição esclareceu a autonomia do movimento estudantil para definir suas reivindicações e a legitimidade para buscar a participação de todos. No entanto, reforçou que os alunos não têm poder para suspender as aulas.
Confira o posicionamento do DCE sobre a mobilização estudantil contra os cortes na educação:
Além de Florianópolis, estudantes de mais de 70 cidades brasileiras se mobilizaram no mesmo dia 18. O movimento foi convocado após bloqueio de verbas para universidades pelo MEC (Ministério da Educação) no início do mês. Apesar de o Governo Federal ter recuado nesta última decisão, não houve informação sobre quando o dinheiro será efetivamente repassado, além disso, o orçamento das instituições de Ensino Superior já havia sofrido outros cortes durante o ano. A UFSC, em junho deste ano, sofreu com a perda de R$ 12,6 milhões, o que comprometeu o pagamento das despesas. De acordo com a Administração Geral da Universidade, caso não haja reposição das verbas, o orçamento de 2023 já começará com déficits.
Entidades representativas da universidade, como a Associação de Professores da UFSC (Apufsc) e o Sindicato dos Trabalhadores das UFSC (Sintufsc), enviaram representantes ao ato em Florianópolis. Além disso, a manifestação contou com a presença de movimentos estudantis de outras instituições públicas, com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Confira alguns registros do dia, feitos pelo Cotidiano: