Curso de Design da UFSC divulga trabalhos acadêmicos

Texto: Nahomie Laurore (nahomielaurore@gmail.com)

Alunos e professores do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizam anualmente uma mostra de animações produzidas durante a formação acadêmica. Desde a implementação em 2010 cerca de 100 vídeos foram selecionados para apresentação. Este ano o evento aconteceu no dia 17 de março.

O curso de design da UFSC foi criado em 1999 com base nos 12 princípios fundamentais de animações do Disney. São 12 conceitos estabelecidos pelo Walt Disney e considerados como essenciais para a criação de um desenho animado. São eles:  Comprimir e esticar, Antecipação, Encenação, Animação direta e posição-chave, Continuidade e sobreposição da ação, Aceleração e desaceleração,  Movimento em arco, Ação Secundária, Temporização, Exagero, Desenho volumétrico, Apelo.

No primeiro ano do curso, o estudante constrói a ideia de sua animação. Ele pensa na história, no storyboard, que é uma representação do roteiro em forma de história em quadrinhos com desenhos básicos. Em seguida ele a deixa modelado e com tempo marcado de cada cena na tela ilustrando a ação descrita no roteiro. Isso permite prever as dificuldades da cena, os tempos de corte dos takes, movimentos de câmera, previsão dos efeitos, enquadramento e ação dos atores. ‘’ É um storyboard animado chamado na linguagem do design de animatic’’ explica a professora Mônica Stein. O foco do animatic é  criar um modo de pré-visualização do filme ou da cena de forma que possa ser ajustado para aperfeiçoar o processo de produção. A partir do segundo ano o acadêmico trabalha a montagem da animação.

No âmbito de divulgar os trabalhos realizados, professores e alunos do curso se reúnem em um evento aberto á comunidade. O espectáculo acontece todo ano a partir de 2010, desde então mais de 100 vídeos foram mostrados com duração de cerca de 2 minutos cada um. No caso de trabalho em grupo que o tempo chega até 7 minutos. Este ano a mostra de animações foi realizada o dia 17 de março e contou com a exibição de 38 animações dos quais 30 são da categoria de animações devidamente dita e 8 da categoria de animatic.

A Lei 7075/02, que definiu a cota de 30% para veiculação de conteúdo regional e local na programação das emissoras de rádio e TV, abriu o mercado de trabalho para produtores de programas das mídias locais. ‘’O  curso de design da UFSC prepara os alunos para ocupar esse lugar. Eles estão sendo solicitados em festivais, pois, produzem um trabalho de qualidade. No Canal Cartoon Network são apresentados Peixonauta, Meu amigãozão, Pica pau Amarelo, Trom tren, todos produzidos pelos alunos do curso’’, afirma Mônica.

A professora explica que todos os vídeos ficarão disponíveis no site  do curso de design no final do primeiro semestre de 2015. Por enquanto é possível ter acesso a certas animações pela TV UFSC que exibe os vídeos entre os seus programas e pelo Youtube.

Confira abaixo uma das animações mais marcantes exibida na mostra de 2015/1

Sinopse:

Quem nunca teve medo do bicho papão? Ou do que poderia estar embaixo da sua cama? O pior pesadelo das crianças virou realidade. Em uma noite chuvosa, enquanto Toby dormia, um monstro surge e o leva para debaixo da cama, para um mundo cheio de mistérios e perigos. Será que nosso pequeno herói irá encontrar a coragem para vencer esse terrível monstro? Será que ele conseguirá voltar para casa?