ArquivoFotojornalismoReportagens

Ato contra a privatização do HU ocupa a Reitoria

Texto e fotos: Beatriz Santini (beatrizfsantini@gmail.com)

Nessa terça-feira, alunos e servidores da UFSC se reuniram no Hall da Reitoria para o “Ato Político em Defesa do HU”. A intenção do Ato é exigir que a Reitoria, a Diretoria do HU e os membros do Conselho Universitário se abram para um debate amplo sobre a situação atual do Hospital Universitário em relação com a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

A EBSERH é uma empresa privada criada em 2010 pelo governo federal para assumir a gestão de Hospitais Universitários. Os manifestantes do Ato argumentam que passar a administração do HU da UFSC para a EBSERH é “transformar a saúde pública e de qualidade em um grande balcão de negócios, destruindo o Sistema Único de Saúde que foi uma grande conquista do povo brasileiro.”

Os participantes do Ato começaram a se reunir pouco antes das 13h, horário da sessão do Conselhor Universitário, e produziram cartazes, banners e faixas como frases como “EBSERH aqui não passará” e “HU 100% público”. Eles também trouxeram instrumentos de percussão para acompanhar os gritos de manifestação.

Conheça mais sobre a EBSERH clicando aqui.