ArquivoFotojornalismo

9 de abril – Dia da Biblioteca

Texto: Merlim Malacoski (merlimiriane@gmail.com)
Fotos:Brenda Thomé (brendathome@gmail.com)

O ambiente é silencioso e abarrotado de livros. Podem ser particulares ou públicas, grandes ou modestas. Mesmo na era das pesquisas na internet, as bibliotecas sobrevivem. E tem seu próprio dia. A semana Nacional do Livro e da Biblioteca é comemorada de 23 a 29 de outubro, mas como a data foi instituída por um decreto de 9 de abril de 1890 o 09/04 é considerado Dia da Biblioteca

Dados da Fundação Getúlio Vargas apontam que existem 4.763 bibliotecas públicas no Brasil, espalhadas por 79% dos municípios brasileiros. São 2,67 unidades para cada 100 mil habitantes. Mas no que diz respeito ao número de pessoas que frequentam bibliotecas vale a frase Carlos Drummond de Andrade: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.” Apenas 7% dos brasileiros frequentam esses espaços de leitura, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil do Instituto Pró-Livro.

Leia mais sobre situação das bibliotecas de Santa Catarina aqui

Na UFSC, a Biblioteca Central possui um acervo de 300 mil títulos e 710 mil exemplares,  disponíveis para consulta do público em geral e para consulta e empréstimo à comunidade acadêmica. O horário de funcionamento da BC de segunda a sexta-feira é das 7h30 às 22h e das 8h às 18h nos sábados.  Além disso, existem oito bibliotecas setoriais espalhadas pelhos centros de ensino e campi da universidade.