Reportagens

UFSC sedia 1ª Copa Floripa de Futsal Feminino

Texto e Foto: Francielle Cecília dos Santos (franciellehanck@gmail.com)

A Copa Floripa de futsal feminino, é um evento realizado pelo professor de Educação Física e técnico da equipe de Futsal Feminina da UFSC, Fernando Teixeira. A competição está sendo realizada esse mês e conta com a participação de diversos times da cidade.

O principal objetivo da copa é treinar a equipe, identificando erros e aperfeiçoando cada vez mais a parte técnica e tática das meninas, visando a principal competição do ano, o JUCs 2017 (Jogos Universitários Catarinenses), que será realizado na cidade de Chapecó, na última semana de julho. Outro fator determinante para a criação da Copa, foi exatamente a falta de calendário, de torneios, pois o Clube Universitário, administrado pela SESP (Secretaria de Esporte da UFSC) oficialmente, participa apenas de duas competições anuais:  JUCs no primeiro semestre e, a Copa UFSC/UDESC no segundo semestre.

Atualmente, o time de futsal feminino conta com 22 atletas que passaram na seletiva no inicio do semestre. Para fazer parte da equipe, a mulher precisa ser acadêmica da UFSC, seja da graduação , pós, mestrado ou doutorado. “Os critérios da seleção são as seguintes: ter bons fundamentos básicos do futsal (passe, domínio, condução, movimentação) e ter comprometimento/disponibilidade para treinar no mínimo, duas vezes por semana”, explica Fernando. A copa acontece toda sexta, nas quadras do CDS/UFSC.

Untitled-3