Reportagens

UFSC coloca a ciência no centro da sua Praça da Cidadania

É a Sepex, a maior mostra científica de Santa Catarina, que deve atrair 50 mil visitantes

De 19 a 21 de outubro, a UFSC estará sediando a 16.a Sepex (Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão), a maior mostra científica de Santa Catarina. Desde 2000, o evento busca divulgar para a comunidade, de forma prática, o que acontece dentro da universidade: são quase 150 estandes das áreas de Cultura, Comunicação, Direitos Humanos, Educação, Institucional, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho, em que o visitante conhece detalhes de projetos científicos e ainda conta com a explicação dos expositores.
A estimativa é receber um público de mais de 50 mil pessoas, a maioria alunos de escolas de Florianópolis e de outras cidades. A própria UFSC está oferecendo ônibus para que colégios possam visitar o Pavilhão de 3.000 m2 localizado na Praça da Cidadania, no centro do campus Reitor João David Ferreira Lima, no bairro Trintade. O evento ainda oferece 154 minicursos, que estão programados para ocorrer em diversas localidades da universidade.
A Sepex acompanha a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em todo Brasil, e neste ano tem a matémática como seu tema principal. Conhecida como a “ciência das ciências”, a matemática se utiliza do raciocínio lógico e abstrato como ferramenta essencial para infinitas áreas do conhecimento humano.
Nem só de apresentações científicas, no entanto, organiza-se a Sepex. Estão programadas apresentações culturais, como o Boi-de-Mamão, do NDI; apresentação de música e dança do folclore da ilha. As atividades da Sepex são gratuitas e os estandes podem ser visitados das 9h às 19h, nos dias 19 e 20; e das 9h às 12h, no último dia, 21.

Serviço:

O quê: 16ª Semana de Pesquisa e Extensão (Sepex)

Quando: de 19 a 21 de outubro de 2017

Onde: Pavilhão da Sepex, Praça da Cidadania (campus Florianópolis, bairro Trindade)

Quanto: gratuito

Inscrição para participação em minicursos: http://sg.sepex.ufsc.br – até 21 de outubro

Programação Artístico-Cultural: http://sepex.ufsc.br/apresentacoes-culturais/

Mais informações: sepex.ufsc.br