Negociações entre servidores e governo não evolui e greve continua

Texto, fotos e arte: Bruna Andrade (brunandrade92@gmail.com)

A greve dos servidores técnicos-administrativos em educação(TAEs) da UFSC ainda não tem perspectiva de acabar. Esta semana, os representantes da categoria teve novos insucessos em negociações a nível nacional e não evoluiu em um possível acordo com a reitoria da UFSC. Os grevistas fizeram novos atos de protesto e a ordem do Comando Nacional de Greve é que estas ações continuem para pressionar o governo.

Depois da assembleia geral com a reitora na semana passada, foi marcada uma reunião, que aconteceu nessa segunda-feira. O Comando Local de Greve encontrou-se com a reitora Roselane Neckel, sua vice Lúcia Helena Martins e o chefe de gabinete da reitoria Carlos Antônio Vieira. O documento que propõe a redução para jornada de 30 horas semanais, entregue na assembleia, foi discutido. A administração central ficou de avaliar a proposta e discuti-la com a comunidade universitária. Apesar do comprometimento da reitoria em discutir o assunto, não houve nenhuma garantia para a categoria.

Também na segunda-feira, o Comando Nacional de greve teve insucesso na negociação com o governo federal. Em reunião com representantes do Ministério da Educação(MEC) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão(MPOG), os servidores ouviram uma negativa do governo, que não pretende conceder nenhuma das reivindicações da categoria. Na pauta do movimento estão itens como melhorias no plano de carreira e a revogação da lei que criou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares(EBSERH).

Em resposta a falta de avanço para um acordo, o Comando Nacional de Greve ordenou que os servidores fizessem novas ações. Na UFSC, ontem (21/5), os grevistas colocaram um caminhão de som em frente à reitoria pela manhã. Com música alta, pintaram cartazes e soltaram foguetes cartazes. Na manhã de hoje (22/5), a universidade iniciou o dia com as entradas bloqueadas. Os TAEs colocaram faixas e ficaram posicionados a fim de não deixar os veículos entrarem na UFSC.

Veja galeria de fotos com os atos de ontem e hoje: