Semana Nacional do Livro busca recuperar o hábito da leitura

Texto, fotos e arte: Beatriz Santini (beatrizfsantini@gmail.com)

IMG_7582

É difícil encontrar alguém que diga não gostar de livros. No entanto, os brasileiros estão cada vez mais trocando o hábito de ler jornais, revistas e livros por atividades como ver televisão, assistir a filmes em DVD, reunir-se com amigos e família e navegar na internet.  Os dados de 2012 são da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, da Fundação Pró-Livro e Ibope, e mostram que em quatro anos, o número de leitores diminuiu de de 95,6 milhões para 88,2 milhões, uma queda de 9,1%.

IMG_7576Diante disso, nada mais importante do que a retomada da leitura como um hábito de lazer e aprendizado. Essa é a intenção da Semana Nacional do Livro, que aqui em Florianópolis, conta com programação especial.

A Biblioteca Universitária (BU) da UFSC está promovendo diversas atividades para a data. A programação inclui oficinas de capacitação, encontros literários e exposições.

Para os estudantes, além da oportunidade de ter uma experiência diferente, há mais uma vantagem: serão emitidos certificados aos participantes, que poderão validá-los como atividades extracurriculares. As atividades são gratuitas, porém as vagas são limitadas.

Confira a programação:

28/10, Das 9h às 11h – Biblioteca Central / Laborin
Capacitação: Referência e citação em trabalhos acadêmicos
Apresentação das normas ABNT NBR 10520/2002 e ABNT NBR 6023/2002, orientando a citação no texto bem como a elaboração das referências para diversos tipos de documentos.

28/10, Das 15h30min às 17h30min – Biblioteca Central / Laborin
Capacitação: Prezi
Introdução ao software Prezi e suas funcionalidades para criação de apresentações mais dinâmicas e envolventes.

29/10, Das 13h30 às 15h30min – Biblioteca Central / Laborin
Capacitação: Revisão sistemática
Apresentação d os conceitos e orientação à elaboração de uma revisão sistemática.
Clique para inscrever-se.

Até 13 de dezembro – Biblioteca Central / Hall do Auditório “Elke Hering”
Exposição: III Edição do Projeto “Colecionismo na Biblioteca” – “Mostra de corujas na biblioteca: o símbolo da sabedoria no espaço do saber”.
Obs. O público que vier prestigiar também poderá levar marcadores de páginas de corujas.
Objetivo: difundir mais um tipo de colecionismo possível, associando a simbologia da Coruja – que na mitologia Grega remete à Sabedoria – à finalidade da Biblioteca como um espaço do saber.

Até 31 de dezembro – Biblioteca Central / 1º andar
Exposição: Amostra Mal dita: mostra dos poemas malditos
Obs. O público que vier prestigiar também poderá levar alguns trechos retirados das obras em exposição.
Objetivo: divulgar os autores que tiveram suas obras censuradas em sua época e obtiveram reconhecimento muitos anos após sua publicação (os malditos). A maioria das obras quando descoberta pelos críticos e público em geral, foram consideradas inovadoras e influentes.