Segurança na UFSC – estamos mais desatentos?

Texto: Mariana Moreira (rmoreira.mariana@gmail.com)

O estudante Matheus Pismel do Curso de Jornalismo da UFSC deixou o material em cima de uma mesa do laboratório de Radiojornalismo para ir ao banheiro e quando retornou só havia a mochila. O notebook e o carregador não estavam mais lá. Os pertences pessoais de uma das funcionárias da limpeza também foram levados na mesma tarde do dia 24 de junho, última segunda-feira.

Esses são alguns dos últimos registros de furto dentro da Universidade. Só neste ano foram feitos 139 boletins de ocorrência no Departamento de Segurança da UFSC (Deseg), uma média de 0,79 por dia, calcula o diretor geral Leandro Luiz de Oliveira. Através das câmeras instaladas no Departamento de Jornalismo, o serviço de investigação do Deseg identificou o responsável e encaminhou os dados para a delegacia de  policia. Pelos registros, o homem já havia sido preso no dia 11 deste mês e liberado pouco depois.

Há 1030 câmeras espalhadas pelo Campus e o sistema está sendo atualizado, passando do serviço analógico para o digital com imagens em alta definição. Nos últimos anos, o reforço no serviço de monitoramento contribuiu para a diminuição do número de furtos de bicicletas e de arrombamento das instalações da Universidade e de carros, explica Leandro. Em 2010, foram 32 carros. No ano seguinte, este número caiu para 16. Em 2012, foram nove e no primeiro semestre deste ano foram dois registros.

Leandro ressalta que o número de pessoas abordadas e furtos são registrados principalmente durante e após as festas que ocorrem no Campus. A comissão de festas da UFSC foi reativada neste semestre para reavaliar a segurança necessária e a autorização. Em 80% dos casos, os arrombamentos de carros aconteceram durante essas festas.  Até junho deste semestre cinco carros foram roubados – e quatro recuperados.

No dia 26 de junho foi criada a página B. O. UFSC no Facebook, onde alunos enviam para o moderador divulgar o relato de roubos, furtos e arrombamentos ocorridos. Em menos de uma semana a página alcançou mais de 1200 curtidas.

BO Ufsc 2

Nos próximos dias o Deseg irá distribuir aos estudantes uma cartilha com dicas de segurança e telefones de emergência. “A ocasião faz o ladrão. Você tem uma média de 49 mil pessoas circulando pelo campus, os alunos tem facilitado a ação de oportunistas”, explica Leandro, que acredita que os estudantes estão mais desatentos e possibilitando a ação de assaltantes.

Veja abaixo algumas das orientações de segurança:

Dicas_de_seguranca2