Restaurantes perto da UFSC lucram com a greve dos servidores

Texto: Bruna Ritscher (brunaritscher@gmail.com)
Foto: Luíza Giombelli (luizamgiombelli@gmail.com)
Arte: Fernanda Struecker (fe.struecker@gmail.com)

Desde o dia 19 de março os alunos da UFSC estão tendo que procurar lugares alternativos para almoçar e jantar perto da Universidade, já que o R.U. (Restaurante Universitário) fechou as portas devido à greve dos servidores técnico-administrativos. Alguns alunos estão fazendo seu próprio almoço e voltando em casa no intervalo entre as aulas e outros comem lanches e petiscos nas lanchonetes da própria universidade, mas a grande maioria está optando pelos restaurantes nos bairros da Trindade, Pantanal e Carvoeira.

Os estabelecimentos no estilo self service são os mais procurados no horário de almoço, no período da noite as lanchonetes são a opção mais escolhida para jantar. O precinho camarada de R$ 1,50 do R.U. está tendo que ser esquecido, já que a média de preço desses restaurantes é de R$ 21,50 o quilo. Ainda assim estão sempre lotados e cheios de fila durante as greves da universidade. Alguns estudantes chegam a ficar incomodados com a situação, a aluna Gabriela Prestes conta que chega a deixar de ir nos restaurantes pra evitar a demora: “Acabo comendo na lanchonete mesmo pra gastar menos e evitar as filas”. Contratações estão sendo feitas pela maioria dos restaurantes e o atendimento está sendo otimizado para agilizar as filas.

O preço baixo do Antenas II garante grande movimentação no restaurante

Orazil Motta é dono de uma rede de lanchonetes e tele-entrega de lanches e porções e diz que essa é a melhor época para os donos de estabelecimentos do ramo alimentício: “Quando a greve é geral e não tem aulas complica porque o movimento cai bastante, mas nas greves do R.U. o movimento quase dobra, todos comemoramos.” Não há previsão para o fim da greve dos servidores e o retorno do funcionamento do restaurante universitário.

Confira no infográfico abaixo como está o movimento nos principais restaurantes no entorno da UFSC:

10154813_10201569845119871_445051740_n