Reportagens

Reportagem do Projeto é premiada pela Associação Catarinense de Imprensa

A reportagem “A última viagem do trem da Costeira”, do repórter Rodrigo Barbosa, publicada pelo Projeto Cotidiano UFSC, foi premiada no 2º Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo, em 2º lugar, na categoria Universitário. A premiação ocorreu no dia 7 de março, em cerimônia realizada no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis.  A matéria especial concorreu com mais de 40 inscritas de todo o estado.

Para escolher os melhores trabalhos, a comissão julgadora, formada por nomes notáveis da imprensa catarinense, estabeleceu como critérios de avaliação: relevância, qualidade, profundidade, originalidade e execução/estilo das matérias.

A reportagem do Cotidiano UFSC conta a história de Vitor Hugo Ambrósio (17), cria do Morro da Costeira, morto durante uma operação do 4º Batalhão de Polícia Militar em outubro de 2021. Através de relatos de familiares e amigos de Dutrem, como Vitor era conhecido, a matéria traz aspectos da vida do adolescente que não foram abordados pelos principais veículos da imprensa catarinense e informações inéditas sobre a operação que o vitimou.

“Dutrem era um homem! Um homem de 17 anos, que aos 13 já levava a irmã para a escola, que fazia comida pro irmão mais novo. O Dutrem era uma criança grande. Ele só queria umas batata frita, rapaziada”.

O prêmio é promovido pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI), em colaboração com o sistema Ocesc (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina).